MATRIX SUPPORT IN MENTAL HEALTH: THE PERCEPTION OF PROFESSIONAL IN TERRITORY
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3311-3322Palabras clave:
Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, Programa Saúde da Família, Enfermagem Psiquiátrica.Resumen
Objetivo: investigar a percepção dos profissionais de saúde acerca da articulação entre os serviços de um mesmo território, na perspectiva do cuidado ao portador de transtorno mental.
Métodos: Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida no município de Caicó/RN, sendo entrevistados 12 profissionais de saúde em abril de 2011. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer nº 127/10).
Resultados: A maioria dos sujeitos era do sexo feminino (75%), e 50% com idade entre 21 e 29 anos. Além disso, 75% afirmaram nunca ter trabalhado em outro serviço de saúde mental. Foram criadas três categorias: Apoio matricial sob a ótica do encaminhamento; A medicalização dos serviços de saúde mental e ESF; e Formação acadêmica e o processo de trabalho em saúde.
Conclusão: Os serviços de saúde pesquisados desenvolvem um cuidado fragmentado e pouco articulado, além de não reconhecerem o matriciamento como prática do processo de trabalho em saúde.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.