Guidelines for intravenous therapy in elderly: a bibliographic research
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.86-100Palabras clave:
Idoso, Diretrizes de planejamento em saúde, Educação em enfermagem, Cateterismo venoso central, Cateterismo venoso periférico.Resumen
OBJETIVO: Conhecer as recomendações relativas à terapia intravenosa no idoso, presentes nas Diretrizes nacionais e internacionais para prática de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa bibliográfica descritiva, em que se analisaram quatro documentos internacionais e um nacional. RESULTADOS: Obtiveram-se três categorias de análise: Avaliação e planejamento do cuidado ao idoso em terapia intravenosa; Cuidados com sítio de punção e dispositivos intravenosos; Gerenciamento de complicações da terapia intravenosa. O idoso está mais vulnerável a complicações do que um adulto jovem. A enfermagem deve conhecer as alterações decorrentes do envelhecimento para elaboração de um plano de cuidado seguro, escolha de materiais/técnicas adequados e prevenção/redução de complicações. Entretanto, há poucos estudos relacionados aos cuidados ao idoso submetido à terapia intravenosa, prejudicando a implementação de uma assistência de qualidade. CONCLUSÃO: Inúmeras recomendações feitas para o adulto devem ser revistas para o idoso, principalmente quanto à educação do paciente, participação ativa do cuidador/familiar, local/técnica de inserção/manutenção de dispositivos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.