The undergratuate degree in nursing and the meanings derived from the mentoring

Autores/as

  • Carmen Maria dos Santos Lopes M. Dantas da Silva Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Paulo Sergio da Silva UNIFESO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1783-1795

Palabras clave:

Educação em Enfermagem, Tutoria, Desenhos.

Resumen

Objetivos: Analisar os significados produzidos nos desenhos livres e construídos pelos estudantes na tutoria enquanto cenário de aprendizagem no curso de graduação. Método: Estudo de pesquisa qualitativa. O cenário uma faculdade privada do Rio de Janeiro. Os sujeitos 87 estudantes, do 1º ao 7º períodos de enfermagem. Os procedimentos ético-legais estiveram presentes e a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa-protocolo n.º 581-11. Resultados: A análise dos dados coletados contemplou a análise temática. Da leitura dos desenhos obtivemos a compreensão de que os estudantes valorizam a tutoria, ao terem que construir a aprendizagem com base na responsabilidade. Conclusão: O estudo se propõe a incentivar os estudantes e professores na consecução da melhor qualidade na formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Maria dos Santos Lopes M. Dantas da Silva, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Enfermeira e Advogada. Professora (Tutora) dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos-UNIFESO-Teresópolis/RJ. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-ENPS/FioCruz-RJ. Doutora em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem Anna Nery-EEAN/UFRJ.

Paulo Sergio da Silva, UNIFESO

Possui graduação em Enfermagem. Pós-graduação em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior. Atualmente docente no Ensino Superior.

Publicado

2015-01-01

Cómo citar

1.
Dantas da Silva CM dos SLM, Silva PS da. The undergratuate degree in nursing and the meanings derived from the mentoring. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2015 [citado 20 de julio de 2024];7(1):1783-95. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3308

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics