Permanent education in health in an intensive care unit: the perception of the nurses

Autores/as

  • Caroline Citoula Paim Centro Universitário Franciscano
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2001-2010

Palabras clave:

Educação em saúde, unidade de terapia intensiva, enfermagem.

Resumen

Objetivo: Identificar a percepção de enfermeiros atuantes na Unidade de Terapia Intensiva acerca do processo de Educação Permanente com vista a sua posterior implementação no serviço.Métodos:Pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, realizada de junho a agosto de 2013, com cinco enfermeiros atuantes em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de médio porte da região central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário contendo questões abertas e o tratamento dos dados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Emergiramduas categorias:O Enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva: percepções e atribuições; Delineando estratégias para a qualificação do processo de trabalho. Conclusão: Foi possível identificar que a Educação Permanente é um processo lento e progressivo que não pode perder o foco principal que visa à qualidade do cuidado, pois apresenta significativo resultado de transformação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Citoula Paim, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal pelo Centro Universitário Franciscano. Santa Maria (RS), Brasil.

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande (RS), Brasil. 

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, (RS), Brasil. 

Publicado

2015-01-01

Cómo citar

1.
Citoula Paim C, Ilha S, Stein Backes D. Permanent education in health in an intensive care unit: the perception of the nurses. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2015 [citado 22 de noviembre de 2024];7(1):2001-10. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3586

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics