Estratégias pedagógicas para educação em saúde com adolescentes: uma revisão integrativa Educational strategies for health education with teens: a review integrative

Autores/as

  • Cíntia Priscila da Silva Ferreira UFAL
  • Juliana Freitas Marques Universidade Federal do Ceará
  • Célia Alves Rozendo UFAL
  • Cíntia Bastos Ferreira UFAL
  • Laura Maria Tenório Ribeiro Pinto Universidade Federal de Alagoas
  • Amanda da Silva Ferreira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4197-4211

Palabras clave:

adolescente, educação em saúde, enfermagem

Resumen

Objetivo: identificar as estratégias utilizadas na educação em saúde com os adolescentes. Método: revisão integrativa nas bases de dados ADOLEC, SCIELO e LILACS, por meio dos descritores adolescente, educação em saúde e ensino. A busca foi realizada no mês de junho de 2013, e foram encontrados 296 artigos. A amostra final foi composta por 18 artigos. Resultados: Para caracterização dos estudos selecionados foi utilizado um instrumento específico de coleta de dados validado. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, em três etapas. A primeira constituiu da descrição dos dados de identificação das publicações. Na segunda foram avaliadas as características metodológicas. E, na terceira etapa, para organização do conteúdo, optou-se pela análise qualitativa, sistematizando esse conteúdo em três categorias temáticas. Conclusão: A identificação e a interpretação dos estudos selecionados possibilitou construir uma visão panorâmica sobre as estratégias utilizadas na educação em saúde com adolescentes. Descritores: Educação em saúde, adolescente, enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cíntia Priscila da Silva Ferreira, UFAL

Possui Graduação em Enfermagem (2011) e Mestrado em Enfermagem (2015), pela Universidade Federal de Alagoas; Especialização em Gerontologia - UNCISAL (2012) e Especialização em Saúde Coletiva e Meio Ambiente - UFAL (2013). Durante a graduação participou do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, como monitora/bolsista, durante o período de um ano. Desenvolveu Projeto de Extensão como bolsista vinculado ao PIBIP-AÇÃO. Em 2013, foi aprovada em concurso público para o cargo de Professor Substituto da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, no qual ministrou aulas e orientou monitoria nas disciplinas de Saúde da Mulher I e II, além de ter acompanhado alunos em Estágio Supervisionado (Hospitalar) I e II, ambos durante o período letivo 2012.2 e 2013.1. Também em 2013, foi aprovada em 1 lugar no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado (UFAL). Foi Bolsista Capes/Fapeal e realizou Estágio Docência durante seis meses, em Hospital Universitário (HUPAA), no qual acompanhou alunos do último ano de graduação. Para contato: e-mail:cintiapriscila_19@hotmail.com

Juliana Freitas Marques, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e mestrado em Cuidados Clinicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2010). É aluna do Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Lorita Marela Freitag Pagliuca. Tem experiência na área de Enfermagem, Promoção e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil e saúde do adolescente.

Célia Alves Rozendo, UFAL

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (1989), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora associada do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Saúde e de enfermagem, com ênfase em gestão de serviços e ensino de saúde e de enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde e em enfermagem, trabalho e processo de trabalho em saúde e em enfermagem, políticas públicas de saúde e ensino na área de saúde e de enfermagem. Atua no ensino de graduação e pós-graduação, sendo professora permanente dos Programas de mestrado acadêmico em Enfermagem e mestrado profissional em Ensino na Saúde, ambos da Universidade Federal de Alagoas.

Cíntia Bastos Ferreira, UFAL

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas e Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. Pós Graduação em Saúde da Mulher; Saúde da Família e Educação Profissional em saúde. Docente efetiva da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, das disciplinas de Saúde da Mulher e Embriologia. Supervisora de Estágio em UBS. Coordenadora do PET Saúde redes da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

Laura Maria Tenório Ribeiro Pinto, Universidade Federal de Alagoas

Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Atualmente integrante do Grupo de Pesquisa PROCUIDADO e do Projeto de Extensão Cuid(A)ção. Foi integrante da Liga de Oncologia da Uncisal-LAO (2013); bolsista do PIBIP-AÇÃO (2011-2012); bolsista do Programa Bolsa Desenvolvimento Institucional-BDI (2012-2014); estagiária extra-curricular do Hospital Unimed de Maceió (2013).

Amanda da Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Cesmac (2013). Especialização em Formação para Docência do Ensino Superior (2015). Aluna especial no Programa de Pós-graduação em Enfermagem na disciplina Abordagens Teóricas, Tecnológicas e Inovadoras do Relacionamento Interpessoal (2014).  Pesquisadora do GEESS Grupo de estudo: enfermagem, saúde e sociedade.  Durante a graduação participou do Projeto de extensão em sala de vacina.  Monitora no Curso Atenção as doenças prevalentes na infância- AIDPI. Participou como membro da Liga Acadêmica de Atendimento Pré- Hospitalar (LAAPH) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Publicado

2016-04-04

Cómo citar

1.
da Silva Ferreira CP, Marques JF, Rozendo CA, Bastos Ferreira C, Ribeiro Pinto LMT, Ferreira A da S. Estratégias pedagógicas para educação em saúde com adolescentes: uma revisão integrativa Educational strategies for health education with teens: a review integrative. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4 de abril de 2016 [citado 22 de noviembre de 2024];8(2):4197-211. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3891

Número

Sección

Revisión sistemática de la literatura.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics