Análise de partos acompanhados por enfermeiras obstétricas na perspectiva da humanização do parto e nascimento Analysis of births attended by nurse midwives under the perspective of humanization of childbirth

Autores/as

  • Carlos Sérgio Corrêa dos Reis Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University
  • Danielle de Oliveira Miranda de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University
  • Maria de Fátima Hasek Nogueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University
  • Jane Márcia Progianti Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University
  • Octavio Muniz da Costa Vargens Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4972-4979

Palabras clave:

parto humanizado, humanização da assistência, prática profissional, enfermagem obstétrica.

Resumen

OBJETIVO: Analisar partos acompanhados pelas enfermeiras obstétricas relacionando sua prática com a política de humanização do parto e nascimento. MÉTODOS: Estudo descritivo, retrospectivo, quantitativo, baseado na análise documental de 745 partos acompanhados por enfermeiras obstétricas no ano de 2011 em uma maternidade municipal do Rio de Janeiro. RESULTADOS: As primigestas representaram 44,16% das parturientes. As intervenções mais recorrentes foram a administração de ocitocina e a amniotomia. A posição horizontal dorsal ocorreu em 12,89% dos partos. A incidência de episiotomia foi de 15,52%. Das que não foram submetidas a episiotomia, 36,42% permaneceram com períneo íntegro, havendo apenas um caso de laceração perineal grave. A asfixia neonatal (Apgar < 7) ocorreu em 0,55% dos partos. CONCLUSAO: Evidenciou-se a importância do acompanhamento do trabalho do parto pela enfermeira obstétrica, que valoriza e põe em prática o que é preconizado pelo Ministério da Saúde no que se refere à humanização do parto e nascimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Sérgio Corrêa dos Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University

Enfermeiro Obstetra; Douto em Enfermagem; Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UERJ; Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Violência na Saúde e na Enfermagem.

RN; RNM; PhD

Danielle de Oliveira Miranda de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University

Enfermeira Obstétrica; Mestre em Enfermagem; Pesquisadora do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Violência na Saúde e na Enfermagem.

RN; MNS.

Maria de Fátima Hasek Nogueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

RN; PhD

Jane Márcia Progianti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University

4Enfermeira Obstétrica; Doutora em Enfermagem; Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UERJ; Vice-líder do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Violência na Saúde e na Enfermagem.

RN; RNM; PhD

Octavio Muniz da Costa Vargens, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro State University

Enfermeiro Obstetra; Doutor em Enfermagem; Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da UERJ; Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem, Mulher, Saúde e Sociedade (NEPEN _ MUSAS); Líder do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Violência na Saúde e na Enfermagem.

RN; RNM; PhD.

Publicado

2016-10-04

Cómo citar

1.
Reis CSC dos, Souza D de OM de, Nogueira M de FH, Progianti JM, Vargens OM da C. Análise de partos acompanhados por enfermeiras obstétricas na perspectiva da humanização do parto e nascimento Analysis of births attended by nurse midwives under the perspective of humanization of childbirth. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4 de octubre de 2016 [citado 22 de julio de 2024];8(4):4972-9. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3966

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics