The care for inmates under the viewpoint of nursing students

Autores/as

  • Lannuzya Verissimo Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Natália Lemos Leite UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
  • Cleonice Andrea Alves Cavalcante UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3780-3792

Palabras clave:

Prisioneiros; Enfermagem; Educação em enfermagem

Resumen

Objetivo: Compreender o cuidar de presidiários sob a ótica de acadêmicos de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 11 acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, no período de agosto a setembro de 2013. Para coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada audiogravada. Os dados foram analisados conforme técnica da Análise de Conteúdo. Resultados: Quatro categorias foram evidenciadas: cuidado integral; direito social; prestação de cuidados aos presidiários e lacunas na formação acadêmica do enfermeiro. Conclusão: O cuidar de presidiários para acadêmicos de enfermagem é compreendido como uma obrigação profissional e humana, entretanto este cuidar perpassa por dificuldades, como medo, acentuado por mitos, preconceitos e estigmas, acrescidos pela deficiência na formação acadêmica.

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Biografía del autor/a

Lannuzya Verissimo Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Docente da Escola de Enfermagem de Natal-EEN/UFRN

Natália Lemos Leite, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA

Enfermeira pela Universidade Estadual da Paraíba

Publicado

2016-01-06

Cómo citar

1.
Oliveira LV, Leite NL, Alves Cavalcante CA, Nunes de Miranda FA. The care for inmates under the viewpoint of nursing students. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6 de enero de 2016 [citado 22 de julio de 2024];8(1):3780-92. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4015

Número

Sección

Artículo original

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