Gestão em saúde na fronteira: revisão integrativa da imbricância para a assistência hospitalar Health management in frontier: integrative review on its impact for hospital care

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.867-874

Palabras clave:

saúde na fronteira, áreas de fronteira, administração hospitalar

Resumen

Objetivo: Identificar os subsídios propiciados pela produção científica à gestão hospitalar de saúde em áreas de fronteira. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa que explorou o universo de 24 artigos indexados na Biblioteca Virtual de Saúde, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde-LILACS. Resultados: Aspectos Socioeconômicos da Gestão em Saúde na Fronteira que evidenciaram a Mobilidade de pessoas e a Gestão dos serviços de saúde e; Aspectos Clínicos para a Gestão em Saúde na Fronteira que destacou os Aspectos do serviço e as Características da clientela. Conclusão: A saúde em área de fronteira pela produção científica explorada apresentada subsidia a gestão hospitalar ao indicar os aspectos socioeconômicos como determinantes do processo saúde-doença. Determinação que acarreta na ampliação da demanda e da necessidade de tecnologia diagnóstica em saúde. Descritores: Saúde na fronteira, áreas de fronteira, administração hospitalar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Formoso de Moraes

Enfermeira. Especialista em Gestão Hospitalar.

Leticia Silveira Cardoso, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Doutora em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Gestão Pública. Profª do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Progama de Educação pelo Trabalho - PET VS. Integrante do Laboratório de Estudo de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA).

Liane Silveira da Rosa, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Bolsista PET-VS.

Valdecir Zavarese da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Profª do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Mariao. Integrante do Laboratório de Estudo de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA).

Cristiano Pinto dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando do Progama de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Profº do curso de enfermagem da Universidade da Região da Campanha - URCAMP-BAGÉ.

Marta Regina Cezar-Vaz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoura em Filosofia da Enfermagem. Profª Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Coordenadora do LAMSA.

Publicado

2017-07-11

Cómo citar

1.
de Moraes GF, Cardoso LS, da Rosa LS, da Costa VZ, dos Santos CP, Cezar-Vaz MR. Gestão em saúde na fronteira: revisão integrativa da imbricância para a assistência hospitalar Health management in frontier: integrative review on its impact for hospital care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11 de julio de 2017 [citado 3 de julio de 2024];9(3):867-74. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4537

Número

Sección

Revisión sistemática de la literatura.

Plum Analytics