Resilience as an object of study of occupational health: narrative review / Resiliência como objeto de estudo da saúde do trabalhador: uma revisão narrativa

Autores/as

  • Élissa Jôse Erhadt Rollemberg Cruz
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
  • Luanna Klaren de Azevedo Amorim
  • Ariane da Silva Pires
  • Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves
  • Lidiane Passos Cunha

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.283-288

Palabras clave:

Enfermagem, Saúde do trabalhador, Resiliência psicológica.

Resumen

Objetivo: Analisar o uso do conceito de resiliência nos objetos de estudo da linha de pesquisa sobre Saúde do Trabalhador. Método: Revisão narrativa, desenvolvida nas bases eletrônicas de dados. Palavras de busca: resiliência e saúde do trabalhador. Não houve recorte temporal, mas optou-se por fazer restrição quanto ao idioma: somente produções em português e espanhol. Resultados: Captaram-se oito artigos, dentre os selecionados quatro possuíam textos completos, um estava em inglês e três encontravam-se em português, dos quais apenas dois relacionavam-se com o objeto de estudo. Conclusão: O estudo da resiliência é relativamente recente nas ciências humanas, sociais e da saúde, porém o conhecimento dos fatores relacionados à resiliência poderá fornecer subsídios aos trabalhadores para o entendimento dos determinantes e os fatores que podem fortalecer suas próprias resiliências. Descritores: Enfermagem, Saúde do trabalhador, Resiliência psicológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Élissa Jôse Erhadt Rollemberg Cruz

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Estomaterapeuta. Enfermeira da ESF Clementino Fraga.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem - (UFRJ). Vice-Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Procientista/UERJ. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da ENF/UERJ. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENF/UERJ.

Luanna Klaren de Azevedo Amorim

Enfermeira. Mestre em Enfermagem – PPGEnf/UERJ. Enfermeira Assistencial na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ariane da Silva Pires

Enfermeira. Mestre em Enfermagem - PPGENF/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Enfermagem em Estomaterapia - ENF/UERJ. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Brasil.

Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem - PPGENF/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho (Anna Nery – UFRJ). Enfermeiro do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Lidiane Passos Cunha

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem - UNIRIO. Especialista em Enfermagem em Nefrologia - HUPE/ENF/UERJ e Enfermagem em Estomaterapia - ENF/UERJ. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Publicado

2018-01-09

Cómo citar

1.
Cruz Élissa JER, Souza NVD de O, Amorim LK de A, Pires A da S, Gonçalves FG de A, Cunha LP. Resilience as an object of study of occupational health: narrative review / Resiliência como objeto de estudo da saúde do trabalhador: uma revisão narrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9 de enero de 2018 [citado 3 de julio de 2024];10(1):283-8. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5047

Número

Sección

Revisión sistemática de la literatura.

Plum Analytics