The use of the Calgary model in nursing dissertations and theses: a bibliometric study / Utilização do modelo Calgary em dissertações e teses de enfermagem: estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1156-1163Palabras clave:
Modelos de Enfermagem, Família, Bibliometria.Resumen
Objetivo: Analisar indicadores bibliométricos de dissertações e teses de Enfermagem sobre o Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF) produzidas no Brasil. Métodos: estudo bibliométrico, cuja amostra foi constituída por catorze dissertações e sete teses, publicadas no período de 2002 a 2014, selecionadas através de consulta ao Portal Capes, BDENF, BDTD e ao CEPEn. Resultados: os indicadores evidenciam um quantitativo reduzido de publicações acerca da temática, no período investigado. A maioria dos trabalhos foi de Programas de Pós-graduação em Enfermagem da Região Sudeste. A maior parte dos estudos pesquisados foi na modalidade de dissertação. Houve predominância de estudos com enfoque qualitativo. Conclusão: apesar do número pouco expressivo de dissertações e teses de Enfermagem que utilizaram MCAF no Brasil, os estudos baseados nesse modelo despertaram o interesse dos pesquisadores em disseminarem o conhecimento produzido através de prestigiosos periódicos científicos da área.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.