A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.614-619Palabras clave:
Formação Acadêmica, Práticas de Enfermagem, Sexualidade HumanaResumen
Objetivo: Analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público-alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná-Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Os acadêmicos possuem percepções reduzidas da sexualidade, centradas nos aspectos da genitalidade, sendo a formação nessa temática frágil durante a graduação. Conclusão:A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para o avanço rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.