Postoperative complications of liver transplant: evidence for the optimization of nursing care Complicações pós-operatórias do transplante hepático: evidências para otimização da assistência de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.999-1007Palabras clave:
enfermagem, cuidados de enfermagem, complicações pós operatóriasResumen
Objetivo: investigar as principais complicações mais frequentes no pós-operatório do transplante hepático e apontar as evidências para a detecção precoce e otimização da assistência de enfermagem. Método: trata-se de um estudo com abordagem quantitativa do tipo descritiva, foram analisados todos os prontuários eletrônicos disponíveis no sistema MvPep do período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014. Os dados foram coletados por meio de um formulário esquematizado, e para a análise foram transportados para Microsoft Office Excel 2007, transcritos em forma de tabelas e feito gráficos para melhor visualização dos dados. Resultados: destacaram-se diversas complicações como as neurológicas, pulmonares, respiratórias, cardíacas, hematológicas, vasculares, biliares, as do próprio enxerto, intestinais, peritoneais, cirúrgicas, infecciosas e renais. Conclusão: evidenciou-se a necessidade de uma assistência diferenciada e individualizada aos transplantados, com um olhar aguçado e minucioso, sendo o enfermeiro o responsável por planejá-la.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.