Senior knowledge about vulnerabilities to HIV/aids: an integrative review of literature Conhecimento de idosos sobre vulnerabilidades ao HIV/aids: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.95-104Palabras clave:
Idoso, Vulnerabilidade em Saúde, Síndrome de Imunodeficiência AdquiridaResumen
Objetivo: Descrever o conhecimento de idosos sobre vulnerabilidades ao HIV/Aids. Métodos: Revisão integrativa realizada na LILACS, SciELO e BDENF com os descritores envelhecimento e aids. Resultados: Encontraram-se 11 publicações, destacando-se cinco categorias temáticas sobre conhecimento em relação: ao conceito de HIV/Aids; ao acesso a informações; às medidas preventivas; à transmissão do HIV; ao comportamento de prevenção. Discussão: O levantamento revelou reduzido nível de conhecimento dos idosos sobre a temática, insuficiente para gerar comportamentos de proteção contra o vírus. Observou-se que os aspectos relacionados ao HIV/Aids em idosos têm sido pouco abordados pelas políticas públicas de saúde e pelos profissionais de saúde. Conclusão: Esses achados levantam reflexões acerca de ações de saúde que considerem a vulnerabilidade ao HIV/Aids na população idosa. Descritores: Idoso; Vulnerabilidade em Saúde; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.