Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem / Conversation wheel as education strategy in health for nursing

Autores/as

  • Eliani Sayumi Motisuki Dias Universidade do Estado do Pará
  • Ivaneide Leal Ataide Rodrigues Universidade do Estado do Pará
  • Heleson Rodrigues Miranda Universidade do Estado do Pará
  • Jader Aguiar Corrêa Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.379-384

Palabras clave:

Educação em saúde, Saúde da população rural, Enfermagem.

Resumen

Objetivo: demonstrar a relevância da roda de conversa como estratégia para educação em saúde em enfermagem. Método: trata-se de pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa que utilizou a técnica da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos em três rodas de conversa realizadas na ilha do Combú no município de Belém-Pará, em março e abril de 2016 com 34 ribeirinhos cadastrados na ESF Combú. Resultados: identificou-se que os ribeirinhos tinham pouco conhecimento sobre os temas abordados e que após as rodas alguns conceitos e práticas foram revistos. Conclusão: metodologias ativas e de caráter informal, como a roda de conversa, conseguem disseminar e esclarecer o conhecimento sobre temas ligados à saúde favorecendo a reflexão e colaborando para a efetiva prática de promoção à saúde por essa população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliani Sayumi Motisuki Dias, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira, atuante na area de saúde coletiva

Ivaneide Leal Ataide Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira, doutora em Enfermagem. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem Comunitária da Universidade do Estado do Pará.

Heleson Rodrigues Miranda, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro atuante em saúde Coletiva

Jader Aguiar Corrêa, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro atuante em saúde Coletiva

Publicado

2018-04-02

Cómo citar

1.
Motisuki Dias ES, Rodrigues ILA, Miranda HR, Corrêa JA. Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem / Conversation wheel as education strategy in health for nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2 de abril de 2018 [citado 18 de diciembre de 2024];10(2):379-84. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6053

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics