Infection Control is a Safety Indication: Discussions Based on the Student’s Perspective / Controle de Infecção é Sinal de Segurança: Discussões a partir da Perspectiva Discente
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.640-646Palabras clave:
Segurança do Paciente, Infecção, Educação em Enfermagem.Resumen
Objetivo: Identificar, na formação da Enfermagem, como se expressa a segurança do paciente relacionada à infecção hospitalar na percepção de alunos graduandos. Método: Pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, com 42 discentes de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista, posteriormente processados e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente e fundamentada no Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se quatro classes: Desafios no controle da infecção visando à segurança do paciente; Adesão às normas e procedimentos; A internação hospitalar como fator de risco à segurança do paciente; A formação profissional para o controle de infecção visando à segurança do paciente. Conclusão: A segurança do paciente está intimamente associada ao desenvolvimento de boas práticas de prevenção e controle da infecção. Uma assistência pautada na segurança do paciente necessita da articulação de fatores biopsicossociais e de gestão, que devem ser trabalhados desde a graduação.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.