Social Risk for The Family of Drug Users Hospitalized Due to Physical Injury / Risco Social de Familias de Usuários de Drogas Internados por Trauma Físico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.510-516

Palabras clave:

Drogas ilícitas, Intoxicação alcoólica, Vulnerabilidade social, Centro de controle de intoxicações, Enfermagem em saúde comunitária.

Resumen

Objetivo: Classificar o risco social de famílias de indivíduos internados por trauma físico e usuários de drogas, investigados como eventos sentinela. Métodos: Estudo exploratório-descritivo, realizado em um centro de assistência toxicológica do Paraná, com 30 eventos sentinela - indivíduos internados com diagnóstico de trauma físico associado à intoxicação por drogas de abuso, no período de abril a setembro de 2014. Instrumentos de coleta de dados foram um roteiro para entrevista semiestruturada e a Escala do Risco Familiar de Coelho e Savassi, respondidos por um familiar informante-chave. Os escores foram analisados descritivamente. Resultados: A pontuação dos escores da Escala de Risco Familiar indicou 19 famílias em risco social, sendo nove com Risco máximo, e famílias com percentuais sociodemográficos de camadas populares da população. Conclusão: Tempo de uso das drogas de abuso, desemprego e baixo vínculo social dos eventos sentinela, influenciaram os índices de risco familiar. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Cristiane Formaggi Sales, Universidade Estadual de Maringá .

Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UEM (PSE/UEM). Doutoranda em Enfermagem pelo PSE/UEM. Maringá, Paraná, Brasil.

Lais Fernanda Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Maringá.

Curso de Graduação em Enfermagem pela UEM. Mestre em Enfermagem pelo PSE/UEM. Maringá, Paraná, Brasil.

Lúcia Margarete dos Reis, Universidade Estadual de Maringá.

Curso de Graduação pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Gerência de Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora e Mestre em Enfermagem pelo PSE/UEM. Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial II do município de Sarandi, Paraná, Brasil.

Maria das Neves Decesaro, Universidade Estadual de Maringá.

Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica de Goiás. Mestre Interinstitucional em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UEM e professora do PSE/UEM. Maringá, Paraná, Brasil.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá.

Curso de Graduação em Enfermagem pela UEL. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da UEM e Professora nos Programas de Pós-graduação em Enfermagem e Ciências da Saúde da UEM. Maringá, Paraná, Brasil.

Magda Lúcia Félix de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Saúde Coletiva pela UEL. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UEM e Professora do PSE/UEM. Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado

2019-01-21

Cómo citar

1.
Sales CCF, da Silva LFF, dos Reis LM, Decesaro M das N, Marcon SS, de Oliveira MLF. Social Risk for The Family of Drug Users Hospitalized Due to Physical Injury / Risco Social de Familias de Usuários de Drogas Internados por Trauma Físico. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21 de enero de 2019 [citado 22 de noviembre de 2024];11(2):510-6. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6411

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics