Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino

Autores/as

  • Anna Maria Oliveira Salimena Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Rezende Garcia Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Daniela de Cássia Sabará Rendón Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Bernardo Nazareth Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thaís Vasconselos Amorim Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Arreguy-Sena Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977

Palabras clave:

Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.

Resumen

OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico.

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Biografía del autor/a

Anna Maria Oliveira Salimena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Faculdade de Enfermagem da UFJF

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Publicado

2021-05-01

Cómo citar

1.
Salimena AMO, Garcia FR, Rendón D de CS, Nazareth JB, Amorim TV, Arreguy-Sena C. Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de mayo de 2021 [citado 23 de noviembre de 2024];12:313-8. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6977

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