Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977Keywords:
Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.Abstract
OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico.
Downloads
References
Vale EG, Pagliuca LMF. Construção de um conceito de cuidado de enfermagem: contribuição para o ensino de graduação. Rev BrasEnferm. 2011; 64 (1): 106-13.
Peixoto AJ, Holanda AF. Fenomenologia do cuidado e do cuidar: PerspectivasMultidisciplinares. Curitiba (PR): Juruá; 2011.
Duarte NE, Ferreira MDA,Lisboa MTL. A dimensãoprática do cuidado de enfermagem: representaçõessociais de acadêmicos de enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2012;16 ( 2): 227-233.
Waldow V R. Atualização do cuidar. Aquichan. 2008; 8 (1): 85-96.
Fontes WDD,Leadebal ODCP, Ferreira JDA. Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentesconcluintes do curso de graduação. Rev Rene. 2010;11(3): 86-94.
Rosa RB, Lima M. Concepções de acadêmicos de enfermagemsobre o que é ser enfermeiro. Acta Paul Enferm. 2005;18 (2): 125-130.
HerronE,Sudia T, Kimble LP, Davis AH. Prelicensure Baccalaureate Nursing Student´s Perceptions of Their Development of Clinical Reasoning. Jounal of Nursing Education. 2016; 55 (6): 329-35.
Heidegger M. Ser e Tempo. Rio de Janeiro (RJ): Vozes; 2014.
Paula CC, Cabral IE, Souza IEO. O (não) dito da AIDS no cotidiano de transição da infância para aadolescência. Rev Bras Enferm.2011; 64 (4): 658-664.
Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466/2012. Diretrizes e normasregulamentadoras de pesquisasenvolvendosereshumanos. Brasília (DF): MS; 2012.
Li WS, Yu WP. A comparison of the caring behaviors of nursing students and registered nurses: Implications for nursing education. Journal of clinical nursing. 2016. 25 (-22):3317-3325.
Xavier-Gomes LM, Barbosa TLA. Trabalho das enfermeiras-gerentes e a suaformaçãoprofissional. Trab. educ. saúde (Online), 2011; 9 (3):449-459. Available at<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462011000300006&lng=pt&nrm=iso>. acessosem 03 dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000300006.
Mendes FRP,Zangão MOB, Gemito MLGP, Serra ICC.Representaçõessociais dos estudantes de enfermagemsobreassistênciahospitalar e atençãoprimária. Rev. Bras. Enferm.2016; 69 (2): 343-350 .
Ferla JB. Ênfasenasrelaçõesinterpessoaisnaformação do enfermeiro sob o paradigmaético-humanista. RevTrab. educ. saúde. 2013; 11 (3):633-657. Available at<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462013000300010&lng=pt&nrm=iso>. acessoem 03 dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462013000300010.
Sales PRS, Marin MJS, Silva Filho CR. INTEGRAÇÃO ACADEMIA-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM UM HOSPITAL DE ENSINO. Trab. educ. saúde. 2015; 13 (3):675-693.Available at<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000300675&lng=pt&nrm=iso>. Acessoem 03 dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00057
Preto VA, Ventura CA, Batista JMF, Mendes IAC.Refletindosobre as contribuições da enfermagem para a saúde global. Rev. GaúchaEnferm. 2015; 36 (spe):267-270. Available at<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472015000500267&lng=pt&nrm=iso>. acessoem 03 dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56643.
Siappo CLG, Nuñez YR. Experiencias de estudiantes de enfermeríaen el cuidado de sidurante el proceso de formaciónen una universidadprivadaen Chimbote, Perú. Rev Escola Anna Nery. 2016; 20 (1): 17-24.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 JRFCO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.