Paradigmatic influences on technical nursing education / Influências paradigmáticas na formação docente de nível técnico do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8045Palabras clave:
Educação, Educação Profissional, Educação Técnica em Enfermagem, Ecossistema.Resumen
Objective: The objective of this work was to quantify the number of scientific publications on technical nursing education over 20 years (1996-2016) and discuss them in light of the ecosystem paradigm. Methods: This integrative literature review with a descriptive-exploratory approach was performed using the following online databases: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) [Virtual Health Library], Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) [Latin American and Caribbean Health Sciences Literature], MEDLINE, and Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde (IBECS) [Health Sciences Spanish Bibliographical Index]. The sample consisted of five articles that were selected after applying inclusion and exclusion criteria. Descriptive statistical analysis was used to describe the selected articles. Collected data was subject to thematic content analysis. Results: The following category was elaborated: “The influence of the Cartesian model on technical nursing education”. Conclusion: There is an emerging need to rethink old paradigms and insert new conceptual perspectives on technical and vocational education to support the training of nurse technicians.
Descargas
Citas
Backes DS, Zamberlan C, Siqueira HCH de, Backes MTS, Sousa FGM, Lomba MLLF. Educação de qualidade na enfermagem: fenômeno complexo e multidimensional. Texto contexto - Enferm. 2018; 27(3): e4580016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180004580016.
Ribeiro KG, Andrade LOM, Aguiar JB, Moreira AEMM, Frota AC. Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas. Interface.2018 Ago 30; 22 (Suppl 1): 1387-98. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0419
Góes FSN, Côrrea AK, Camargo RAA, Hara CYN. Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2015; 68(1):20-5. doi: https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680103p
Brasil. Ministério da Educação. Decreto nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 20 de setembro de 2012. Seção 1. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192
Mendonça ALO, Camargo JKR de. Os acertos de Descartes: implicações para a ciência, biomedicina e saúde coletiva. Cad Saúde Pública. 2016; 32 (5): e00158215. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00158215.
Lima EC, Appolinário RS. A educação profissionalizante em enfermagem no Brasil: desafios e perspectivas. Rev Enferm UERJ. 2011; 19(2):311-6. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v19n2/v19n2a23.pdf
Brasil. Políticas Públicas Para a Educação Profissional e Tecnológica. Proposta em Discussão. Brasília: 2004. Available from: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf
Fernandes GFG, Franco SAP. A apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara. 2016; 11(4):2191-2204. doi: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8752.
Brasil. Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília. 1986 Jun26; Seção I.
Brasil. Decreto 94.406, de 08 de junho de 1987. Regulamenta a Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências. Brasília. 1987 Jun 08; Seção I.
Gubert E, Prado ML. Desafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem. Rev Eletr Enferm. 2011 abr/jun;13(2):285-95. doi: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i2.9036.
Melo GF, Pimenta SG. Princípios de uma didática multidimensional: um estudo a partir de percepções de pós-graduandos em educação. Cad Pesq. São Luís. 2018 Abr/Jun; 25(2):53-70. doi: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p53-70
Siqueira HCH, Thurow MRB, Paula SF, Zamberlan C, Medeiros AC, Cecagno D, et al. Health of human being in the ecosystem perspective. J Nurs UFPE on line. 2018 Feb 01;12(2):559-64. doi: http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i2a25069p559-564-2018.
Zamberlan C, de Paula SF, de Siqueira HCH, Backes DS, Ventura J. Orientações para filhos de pai/mãe cardiopatas: possibilidades e abordagens. Rev Enferm UERJ. 2018 Ago; 26:e28057. doi: https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.28057
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto – Enferm. 2008 Dez;17(4):758-64. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília. 1996 Dez 23.
Minayo MCS. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Ed.14ª. São Paulo: Hucitec; 2014.
Góes FSN, Camargo RAA, Hara CYN. Tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem. Rev Eletr Enferm. 2014 Jun/Abr; 16(2):453-61. doi: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.21587.
Almeida JR de, Vianini MC dos S, Silva DM, Meneghin RA, Souza G de, Resende MA. O enfermeiro frente às práticas integrativas e complementares em saúde na estratégia de saúde da família. REAS. 2018 Dez; 10(18):e77. doi https://doi.org/10.25248/reas.e77.2019.
Pereira QLC, Siqueira HCH. Cuidado humano frente ao modelo biomédico e na perspectiva do modelo da promoção da saúde. In: Cuidado Humano Plural. Editora FURG. Rio Grande Editora. 2008;43-57.
Dourado LF. National curriculum guidelines for initial training and continuing education for teaching professionals in basic education: concepts and challenges. Educ Soc. 2015; 36(131):299-324. doi: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015151909
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.