Research data management: a necessary demand for new knowledge creation / Gestão de dados de pesquisa: uma demanda necessária para a geração de novos conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.1-2Resumen
A abertura, compartilhamento e reuso dos dados de pesquisa são práticas recorrentes nas discussões contemporâneas da ciência de dados, em todo o mundo. A importância dessas temáticas ocorre não apenas por dar maior transparência e visibilidade as pesquisas financiadas com recursos públicos, mas principalmente, pelo leque de opções que se abre para a geração de novos recursos informacionais, contribuindo fortemente para o avanço da ciência.
No Brasil, essa discussão nasce nas universidades e institutos de pesquisa sendo necessária sua adesão à filosofia da Ciência Aberta que visa, entre diversas práticas, o acesso aberto à informação cientifica e aos dados de pesquisa. Além disso, busca promover ações colaborativas que incentivem o compartilhamento e reuso dos dados entre os pesquisadores.
No entanto, devido as características inerentes aos dados das diferentes áreas do conhecimento, além da necessidade de tratá-los e guardá-los por um longo prazo, se faz indispensável repensar quais as melhores práticas de gestão de dados que deverão ser adotadas. Segundo Henning et al (2018) “Esta gestão deve promover a identificação de princípios teóricos que apoiem os processos de organização, significação e recuperação, dando coerência, com o desenvolvimento de normas e métricas de apoio.”
Descargas
Citas
HENNING. P. at al. Desmistificando os princípios FAIR: conceitos, métricas, tecnologias e aplicações inseridas no ecossistema dos dados FAIR . XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB), 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1475.
SANTOS, Paula X; HENNING, Patrícia; ALMEIDA, Bethânia A. (orgs.). Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. 125 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24117/2/Livro-Verde-07-06-2018.pdf.
WILKINSON, M. D. et al. The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship. Scientific Data, v. 3, 2016. Available in: https://www.nature.com/articles/sdata201618.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.