Theoretical/practical teaching in nursing graduation for mental health / Ensino teórico/prático na graduação em enfermagem para atuação em saúde mental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9534

Palabras clave:

Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Educação em enfermagem, Ensino superior, Prática profissional.

Resumen

Objetivo: analisar o ensino teórico/prático em Saúde Mental e Psiquiatria recebido durante a graduação em enfermagem. Método: estudo quantitativo, desenvolvido com 44 enfermeiros de uma Rede de Atenção Psicossocial do Município de São Paulo por meio de questionário validado. Resultados: 72,7% dos enfermeiros se sentem despreparados para lidar com Saúde Mental pela primeira vez, 68,2% consideram que o conteúdo foi pouco explorado e 84,1% tem interesse em fazer cursos na área. Conclusão: há dualidade no ensino teórico/prático ofertado pelas instituições de ensino superior, configurando a necessidade de que a formação seja revista para que enfermeiros generalistas consigam atender as demandas de Saúde Mental nos diversos campos de atuação profissional de acordo com o paradigma da Reforma Psiquiátrica e dos pressupostos da Reabilitação Psicossocial.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Perpétuo S.S. Nóbrega, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Doutora em enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Wanderson Carneiro Moreira, Universidade de São Paulo

Mestrando do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Suellen Cristina da Silva Chaves, Universidade de São Paulo

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo - SP - Brasil.

Carolina Marques Freitas, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFBA. Residente em Psiquiatria e Saúde Mental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Citas

- Pinheiro BC, Cardoso CL. Formação profissional em uma atividade vivencial em saúde mental: grupo comunitário de saúde mental. Estud. Psicol. [Internet]. 2019 [acesso em 20 de Junho 2020]; 24(3). Disponível em: https://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190032.

- Conselho Nacional de Educação (Brasil). Resolução CNE/CES nº. 3/2001. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União 9 de nov de 2001.

- Nóbrega MPSS, Venzel MM, Sales ES, Próspero AC. Ensino de enfermagem em saúde mental no Brasil: perspectivas para a atenção primária à saúde. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 20 de Junho 2020];29:e20180441. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100315&lng=pt.

- Olmos CEF et al. Ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental face aos currículos brasileiros. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 20 de Junho 2020]; 73(2): e20180200. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672020000200302&lng=e.

-Rodrigues J, Lazzari DD, Martini JG, Testoni AK. Ensino da saúde mental em enfermagem na percepção de professores. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2019 [acesso em 18 de Junho 2020]; 28:e20170012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000100360&lng=en.

- Lessa G, Preis L, Marciano A, Moisés D, Effting J. A disciplina de saúde mental e/ou psiquiatria nos cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. [Internet]. 2016 [acesso em 15 de Junho 2020]; 8(18). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68736/0.

-Souza MC, Afonso MLM. Saberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da reforma psiquiátrica. Gerais (Univ Fed. Juiz. Fora). [Internet]. 2015 [acesso em 15 de Junho 2020];8(2):332-47. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v8n2/v8n2a04.pdf.

- Cortes JM, Kantorski LP, Barros S, Antonacci MH, Chiavagatti FG, Willrich JQ. Saberes e fazeres que integram o ensino de enfermagem psiquiátrica na perspectiva de enfermeiros docentes. Rev Port Enferm Saúde Mental. [Internet]. 2014 [acesso em 10 de Junho 2020]; (12). Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/n12/n12a05.pdf.

- Carneiro LA, Porto CC. Saúde mental nos cursos de graduação: interfaces com as

diretrizes curriculares nacionais e com a reforma psiquiátrica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. [Internet]. 2014 [acesso em 10 de Junho 2020];6(14):150-67. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1666/3944.

-Santos EM, Campos CJG, Reis HFT, Júnior WMR, Louzado JA, Silva GR. Representações sociais do cuidado de enfermagem em saúde mental na atenção básica. Enferm. atual. [Internet]. 2019 [acesso em 15 de Junho 2020]; 87 (Edição Esp). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/154.

- Vargas D et al. O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Brasil: análise curricular da graduação. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de Junho 2020]; 27(2): e2610016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072018000200316&lng=e.

- Tavares CMM et al. Competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas no ensino de graduação em enfermagem. Rev. port. enferm. saúde mental. [Internet]. 2016 [acesso em 15 de Maio 2019]; (spe4):25-32. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400004&lng=pt.

- Mendes AC et al. Educação em enfermagem de saúde mental e psiquiatria no curso de licenciatura em enfermagem. SMAD, Rev eletrônica saúde mental álcool drog. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de Maio 2019]; 14(2): 73-83. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200003&lng=pt&nrm=iso>.

-Merces AMF, Souza BML, Silva TL, Silva TTM, Cavalcanti AMTS. Práticas de enfermagem em saúde mental na estratégia de saúde da família: revisão integrativa. Cogitare enferm. 2015;20(2):417-25.

- Nóbrega MPSS, Domingos AM, Silveira ASA, Santos JC. Weaving the west psychosocial care network of the municipality of São Paulo. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 [cited 2020 Jun 15]; 70(5): 965-972. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0566.

- Nóbrega MPSS, Fernandes MFT, Silva PF. Aplicação do relacionamento terapêutico a pessoas com transtorno mental comum. Rev. gaúch. enferm. [Internet]. 2017 [acesso em 16 de Maio 2019]; 38(1): e63562. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000100415&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.63562.

-Nóbrega MPSS, Mantovani GS, Domingos AM. Recursos, objetivos e diretrizes na estrutura de uma rede de atenção psicossocial. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 15 de Junho 2020]; 73(1):e20170864. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672020000100157&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0864.

- Jalles MP, Santos VSJ, Reinaldo MAS. Análise da produção científica sobre comunicação terapêutica no campo da saúde, saúde mental e álcool e outras drogas. Rev Med. 2017;96(4):232-40.

- Menezes GP, Pegoraro, RF. Panorama das atividades grupais desenvolvidas em centros de atenção psicossocial (2006–2016). Psicol. ciênc. profissão.[Internet]. 2019 [acesso em 20 de Junho 2020]; 39: e189050. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003189050.

-Chang YC, Chou FH. Effects of home visit intervention on re-hospitalization rates in psychiatric patients. Community Ment Health J. [Internet]. 2015 [cited 2019 Apr 17];51(5):598-605. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25563484.

- Meira MDD, Kurcgant P. Nursing education: training evaluation by graduates, employers and teachers. Rev. Bras Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2019 Aug 19];69(1):10-5. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i.

- Tambag H. Effects of a psychiatric nursing course on beliefs and attitudes about mental illness. Int J Caring Sci. [Internet]. 2018 [cited 2019 Aug 18]; 4(11):420-6. Available from: http://www.internationaljournalofcaringsciences.org/docs/48_tambag_original_11_1.pdf.

-Adamy EK, Teixeira E. A qualidade da educação em tempos de novas diretrizes curriculares nacionais. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de Jun 2020]; 71(Suppl 4): 1485-1486. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001485&lng=en. https://doi.org/10.1590/0034-7167-201871sup401.

- Carneiro LA, Porto CC. Saúde mental nos cursos de graduação: interfaces com as diretrizes curriculares nacionais e com a reforma psiquiátrica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. [Internet]. 2014 [acesso em 20 de Jun 2020]; 6(14):150-67. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1666/3944.

-Souza MC, Afonso MLM. Saberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da reforma psiquiátrica. Gerais (Univ Fed. Juiz. Fora). [Internet]. 2015 [acesso em 12 de Maio 2019];8(2):332-47; Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v8n2/v8n2a04.pdf.

Publicado

2021-09-01 — Actualizado el 2021-09-08

Versiones

Cómo citar

1.
S.S. Nóbrega M do P, Moreira WC, Chaves SC da S, Freitas CM. Theoretical/practical teaching in nursing graduation for mental health / Ensino teórico/prático na graduação em enfermagem para atuação em saúde mental. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8 de septiembre de 2021 [citado 22 de noviembre de 2024];13:1256-64. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9534

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics