PALLIATIVE CARE IN THE UTI: NURSES' UNDERSTANDING

Autores/as

  • Nara Calazans Balbino Barros Faculdade de Enfermagem Santa Emília de Rodat (FASER)
  • Estela Rodrigues Paiva Alves Universidade de Pernambuco
  • Cecília Danielle Bezerra Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Maria Djair Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Inácia Sátiro Xavier de França Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Eliane Moreira Freire Universidade Federal da Paraíba e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3293-3301

Palabras clave:

Enfermagem, Unidade de terapia intensiva, Cuidados paliativos.

Resumen

Objetivo: investigar a compreensão dos enfermeiros sobre cuidados paliativos. Método: estudo qualitativo realizado em abril e maio de 2011 com seis enfermeiras da UTI de um hospital público de João Pessoa/PB. Utilizou-se um questionário contendo dados de caracterização da amostra e três questões norteadoras. As informações foram analisadas conforme a técnica Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Emília de Rodat, n° 014/2011. Resultados: ideias centrais identificadas: 1) ações multiprofissionais que visam promover bem estar aos pacientes e seus familiares através do alívio da dor e de problemas físicos, psicossociais e espirituais. 2) ações que proporcionam conforto e alívio da dor. 3) cuidados importantes e necessários ao paciente e família, realizado por profissionais de saúde, visando uma morte sem dor e sofrimento. Conclusão: parte dos enfermeiros apresentam respostas que fogem à essência do cuidado paliativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nara Calazans Balbino Barros, Faculdade de Enfermagem Santa Emília de Rodat (FASER)

Especialista em Enfermagem em UTI.

Estela Rodrigues Paiva Alves, Universidade de Pernambuco

Mestre em Enfermagem em Promoção à Saúde pelo Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB). Docente do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

Cecília Danielle Bezerra Oliveira, Universidade de Pernambuco

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB).

Maria Djair Dias, Universidade Federal da Paraíba

Docente Associada do Departamento de Enfermagem Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Inácia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB).

Maria Eliane Moreira Freire, Universidade Federal da Paraíba e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP)

Doutoranda do programa DINTER da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Docente da Universidade Federal da Paraíba (DENC/UFPB).

Publicado

2013-01-14

Cómo citar

1.
Barros NCB, Alves ERP, Oliveira CDB, Dias MD, França ISX de, Freire MEM. PALLIATIVE CARE IN THE UTI: NURSES’ UNDERSTANDING. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14 de enero de 2013 [citado 27 de noviembre de 2024];5(1):3293-301. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1954

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics