THE SUPPORT OF THE COMPANION CHOOSEN BY THE PREGNANT MOTHER IN A MATERNITY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.153-164Palabras clave:
Parto humanizado, Salas de parto, Acompanhantes de pacientes, Enfermagem obstétrica, Apoio socialResumen
Objetivo: compreender a inserção do acompanhante no centro obstétrico e identificar as ações de apoio à parturiente desenvolvidas no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Método: trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2011, por meio de observação participante não estruturada com 17 acompanhantes, que permaneceram no centro obstétrico de uma maternidade-escola. A análise dos dados foi pelo processo de apreensão, síntese, teorização e transferência. Resultados: emergiram cinco categorias: Aspectos relacionados com a inserção do acompanhante no centro obstétrico; As ações de apoio do acompanhante no pré-parto; O papel do acompanhante no momento do parto; O primeiro contato do acompanhante com o recém-nascido e A interação do acompanhante com o binômio no pós-parto imediato. Conclusão: o acompanhante desenvolve ações de apoio em todos os períodos clínicos do parto, no entanto, tem maior autonomia e sente-se mais confiante no pré-parto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.