Limits and strategies of health professionals on adherence to treatment of diabetes: integrative review

Autores/as

  • Majoi Dias Prado Universidade Federal da Bahia
  • Daniela Arruda Soares Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3110-3124

Palabras clave:

Diabetes Mellitus, Profissional de Saúde, Adesão do Paciente

Resumen

Objetivou-se conhecer os limites e estratégias de profissionais de saúde no processo de adesão ao tratamento de pessoas com diabetes por meio de revisão integrativa, com recorte temporal de 10 anos. Seguindo seis etapas pré-definidas para seleção e análise dos dados, encontrou-se 388 artigos, contudo apenas 15 atenderam aos critérios de inclusão. Em relação aos limites de profissionais de saúde frente ao processo de adesão ao diabetes emergiram três núcleos temáticos: fatores organizacionais, fatores profissionais e fatores individuais. As estratégias utilizadas por estes profissionais para favorecer a adesão foram agrupadas em propostas individuais, interprofissionais e na relação com o cliente. Os profissionais parecem entender a amplitude dos elementos limitantes da sua prática e engendram esforços para a sua superação. Ficou evidente a importância de entender as questões que se relacionam com o processo de adesão, bem como a carência de estudos que enfoquem tais aspectos sob a perspectiva profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Majoi Dias Prado, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira

Daniela Arruda Soares, Universidade Federal da Bahia

Docente do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, campus Anísio Teixeira.Membro do Núcleo de Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Publicado

2015-10-01

Cómo citar

1.
Prado MD, Soares DA. Limits and strategies of health professionals on adherence to treatment of diabetes: integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de octubre de 2015 [citado 4 de julio de 2024];7(4):3110-24. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2148

Número

Sección

Revisión sistemática de la literatura.

Plum Analytics