Cardiovascular risk stratification in young adults: relation to blood pressure, and found anthropometry biochemical

Autores/as

  • Emiliana Bezerra Gomes Universidade Regional do Cariri
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.918-928

Palabras clave:

Doenças Cardiovasculares, Risco, Enfermagem, Adulto Jovem, Estudantes.

Resumen

Objetivo: Estratificar o risco cardiovascular de adultos jovens pelo Escore de Risco Framingham (ERF) e relacioná-lo à pressão arterial, dados antropométricos e bioquímicos. Métodos: Estudo quantitativo, realizado com 351 escolares adultos jovens de 12 escolas públicas em Juazeiro do Norte – Ceará, selecionados aleatoriamente, estratificados por escola e turno. Os dados sociodemográficos foram coletados por questionário, seguido da verificação objetiva da pressão arterial e circunferência abdominal (CA). A coleta de material e análise bioquímica, medida de peso e altura, foram realizadas em laboratório contratado. Resultados: Foi constatado ter maioria feminina, mestiça, conciliando estudo e trabalho. Foi pequeno o risco dos adultos jovens pelo ERF, porém, estatisticamente significativo, entre ERF e pressão arterial diastólica, CA, índice de massa corporal e colesteróis HDL, LDL e triglicerídeos. Conclusão: Quantificar riscos cardiovasculares em adultos jovens pode subsidiar ações de enfermagem relevantes na promoção da saúde cardiovascular.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em assistência de enfermagem ao adulto e cuidado clínico em enfermagem cardiovascular.

Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Programa (Mestrado e Doutorado) Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; e do Programa (Mestrado e Doutorado) em Saúde Pública-Saúde Coletiva (Mestrado UECE e Doutorado em Associação Ampla UECE, UFC e UNIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Enfermagem Clínica.

 

Publicado

2014-06-25

Cómo citar

1.
Gomes EB, Moreira TMM. Cardiovascular risk stratification in young adults: relation to blood pressure, and found anthropometry biochemical. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25 de junio de 2014 [citado 26 de noviembre de 2024];6(3):918-2. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3139

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics