Popular education in health with fishermen: an experience outside the nurse´s “comfort zone”

Autores/as

  • Crystiane Ribas Batista Ribeiro UFF
  • Vera Maria Sabóia UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2846-2852

Palabras clave:

educação em saúde, grupos, enfermagem

Resumen

O presente artigo reflete sobre uma atividade educativa participativa desenvolvida com um grupo de pescadores artesanais, de uma comunidade no município de São Gonçalo-Rio de Janeiro. Tal ação foi contextualizada por achados prévios relacionados à questões sócio-clínico-demográficas e poluição ambiental local. Participaram da atividade quatro pescadores, com tempo de pesca variando entre 2 e 20 anos. A atividade aconteceu no período da manhã no mês de julho, após a inserção da pesquisadora no cenário nos seis meses anteriores. Foram levantadas as principais dificuldades encontradas pelos pescadores na atividade pesqueira, dúvidas sobre problemas de saúde como hipertensão arterial e diabetes mellitus, ocorrência de feridas cutâneas e formas de tratamento, utilizando-se estratégia participativa associada a recursos didáticos. A experiência permitiu conhecer singularidades e desafios enfrentados pelo grupo. Ao final foi elaborado um banner contendo orientações educativas construídas com os pescadores. Descritores: Educação em Saúde, Grupos, Enfermagem.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Crystiane Ribas Batista Ribeiro, UFF

Docente I Faetec. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde

Vera Maria Sabóia, UFF

Doutora em Enfermagem. Docente Titular da UFF.

Publicado

2015-07-01

Cómo citar

1.
Batista Ribeiro CR, Sabóia VM. Popular education in health with fishermen: an experience outside the nurse´s “comfort zone”. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de julio de 2015 [citado 23 de noviembre de 2024];7(3):2846-52. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3681

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics