Communitarian therapy and nursing: the phenomenon and its context

Autores/as

  • Clara Tavares Rangel UFRN
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda UFRN
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3770-3779

Palabras clave:

Saúde Mental, Enfermagem em Saúde Comunitária, Terapêutica, Promoção da saúde.

Resumen

Objetivo: analisar contextualmente o fenômeno da prática da enfermagem a partir da Terapia Comunitária Integrativa pela sumarização das produções brasileiras. Método: Trata-se de uma revisão integrativa associada ao referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress para discutir o fenômeno a partir de seus contextos. Resultados:  Emergiram-se contextos sobre a atuação da enfermagem na Terapia Comunitária Integrativa, a Implantação das práticas complementares e integrativas, a Produção do conhecimento sobre essa terapia e a proposta de paradigma emergente. Conclusão: A aplicação da Terapia Comunitária Integrativa surge como uma das novas práticas de atuação dos profissionais de saúde diante da vivência da nova proposta paradigmática, o que requer romper com o modelo da ciência moderna focada no biologicismo, desconstrução de percepção e formulação de novas formas de pensar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clara Tavares Rangel, UFRN

Enfermeira. Mestre. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, UFRN

Enfermeiro. Doutor. Docente do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Natal, RN, Brasil.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, UFRN

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Publicado

2016-01-06

Cómo citar

1.
Rangel CT, Miranda FAN de, Oliveira KKD de. Communitarian therapy and nursing: the phenomenon and its context. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6 de enero de 2016 [citado 20 de julio de 2024];8(1):3770-9. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3997

Número

Sección

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics