Poder vital e o legado de florence nightingale no processo saúdedoença: revisão integrativa The vital power and the legacy of florence nightingale in the health-disease process: integrative review
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.297-301Palabras clave:
poder vital, enfermagem, FlorenceResumen
Objetivo:.Caracterizar as evidências científicas nacionais dos últimos dez anos sobre Florence Nightingale e o poder vital e sua aplicabilidade na enfermagem, além de identificar os conceitos sobre poder vital. Método:.Revisão integrativa da literatura de artigos nacionais completos, por meio de quatro bases de dados. Foram selecionados sete artigos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Da análise surgiram os temas sobre o legado de Florence e a ação do meio ambiente interno e externo sobre o poder vital. Resultados:.A maioria dos estudos focou o ambiente de inserção do indivíduo como fortalecer do poder vital e esta classificada como força interior. Conclusão:.Os profissionais de enfermagem ocupam um papel imprescindível na observação em manter o ambiente onde o paciente está inserido, favorecendo o fortalecimento do poder vital, destacando a presença do acompanhante como fortalecedor desse poder vital no processo de hospitalização.Descritores: Puerpério, Parto, Enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.