Cuidados paliativos e comunicação: estudo com profissionais de saúde do serviço de atenção domiciliar Palliative care and communication: study with health professionals of the home care service
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.215-221Palabras clave:
cuidados paliativos, comunicação, domicílioResumen
Objetivo: Investigar se profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar valorizam a comunicação, no âmbito dos cuidados paliativos, ao assistir o paciente sem possibilidades de cura, e averiguar quais são as estratégias comunicacionais facilitadoras que estes profissionais utilizam para promoção dos cuidados paliativos. Métodos: Pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada com 22 profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar localizado na cidade de João Pessoa-PB. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Da análise, emergiram duas categorias: “Valorização da comunicação na relação entre os profissionais de saúde e o paciente sob cuidados paliativos” e “Estratégias comunicacionais utilizadas para promoção de cuidados paliativos pelos profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar”. Conclusão: Conclui-se que a comunicação configura-se como um componente fundamental do cuidado com o paciente e é de suma relevância para a promoção dos cuidados paliativos. Descritores: Cuidados Paliativos, Comunicação, Domicílio.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.