Drogas sob o olhar de jovens usuários em situação de tratamento Drugs under the perspective of young users in treatment situation
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.824-830Palabras clave:
adolescente, cocaína crack, educação em saúde.Resumen
Objetivo: promover, por meio do Círculo de Cultura, espaço crítico-reflexivo acerca das drogas junto aos jovens usuários em situação de tratamento. Método: desenvolveu-se pesquisa-ação, realizada em 2012, com dez jovens usuários de drogas, acompanhados para tratamento de dependência na comunidade terapêutica Desafio Jovem do Ceará. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão conforme experiência vivida pelo grupo. Resultados: constatou-se que os amigos, familiares e a curiosidade foram os principais fatores de risco para que viessem a experimentar as drogas, e que atualmente eles possuíam uma visão mais crítica sobre as drogas. Conclusão: é preciso que os profissionais de saúde se aproximem da realidade dos jovens, com o intuito de visualizar estratégias criativas e ativas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, que possibilitem aos sujeitos reflexões sobre a busca por soluções para as situações-problema vivenciadas de forma interativa. Descritores: Adolescente, Cocaína Crack, Educação em Saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.