Look the nurse about the spirituality in care production Olhar do enfermeiro sobre a espiritualidade na produção do cuidado
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.155-162Palabras clave:
Enfermagem, Espiritualidade, Produção de cuidado.Resumen
Objetivo: este artigo aborda uma pesquisa de campo, desenvolvida em 2012, junto aos enfermeiros da atenção básica no município do Conde, Estado da Paraíba, onde sua população se declara 69% pardos/negros e 2% indígenas e amarelos. Método: Utilizou-se o método da História Oral Temática. Resultado: como resultado obteve-se quatro tendências de abordagens sobre a espiritualidade, a partir do olhar dos enfermeiros: a do tipo teológico, fundamentada nas crenças judaico-cristãs, foi predominante. Seguindo-se com a racionalizada/leiga; a de cunho energético e a de perspectiva libertadora. Conclusão: considera-se ser preciso avançar com as discussões acerca da espiritualidade e conteúdos afins, para clarificar os significados, as implicações e a subjetividade contida no processo de cuidado do ser humano, independente do grupo étnico ao qual pertença, da religião professada e da não opção por religião formal. É a espiritualidade, e não a religião, que compõe a alternativa de um novo paradigma civilizatório. Descritores: Enfermagem; Espiritualidade; Produção de cuidado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.