The family member in the pediatric intensive care unit: a developer needs context O Familiar na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: um contexto revelador de necessidades
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.77-94Palabras clave:
Enfermagem, Família, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.Resumen
Objetivo: compreender as necessidades dos familiares de crianças internadas em UTI Pediátrica. Método: estudo descritivo qualitativo apoiado na análise temática com dados coletados por entrevistas não estruturadas tendo como sujeitos oito familiares de crianças internadas em UTI Pediátrica de hospital de referência no Estado do Maranhão. Resultados: revelados 11 temas agrupados em cinco necessidades (segurança e conforto; emocionais; comunicação; adaptação e suporte). Conclusão: o adoecimento e a hospitalização aliados ao atendimento de necessidades de familiares revelou um fosso entre um sistema centrado na doença e o centrado na pessoa que englobaram o campo físico, emocional, espiritual e financeiro do familiar acompanhante. Essa perspectiva demanda ampliação do foco para além da doença alcançando a família e suas necessidades. Assim, os profissionais da UTI deverão desenvolver habilidades e competências para identificar e suprir tais necessidades, rompendo com a fragmentação do cuidado e sugerem encontro que envolve o contexto, a criança e a família.Descritores: Enfermagem; Família; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.