Social Iniquity and Mortality Related to Breast and Cervical Cancers: an Integrative Review / Iniquidade Social e Mortalidade por Câncer de Mama e Colo do Útero: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.877-888Palabras clave:
Neoplasias da mama, Neoplasias do colo do útero, Mortalidade, Iniquidade social, Fatores socioeconômicosResumen
Objetivos: Identificar as principais publicações relacionadas à iniquidade social e mortalidade por câncer de mama (CAM) e/ou colo do útero (CCU) e investigar o tipo de associação existente entre fator e desfecho. Método: Revisão Integrativa de Literatura a partir da busca de artigos nas bases Medline, Lilacs, PubMed e Scielo. Obteve-se 3.439 estudos, destes apenas 85 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: A maioria dos estudos encontrou associação entre alto nível socioeconômico e mortalidade CAM e entre baixo nível socioeconômico e mortalidade por CCU. Educação, renda/pobreza e mercado de trabalho foram os principais indicadores utilizados para avaliação dessas associações. Conclusão: Áreas com grande desigualdade social apresentam maior mortalidade por CCU enquanto aquelas com melhor nível socioeconômico exibem altas taxas de mortalidade por CAM. Estes fenômenos possuem várias explicações: estilo de vida dos indivíduos, oferta e acessibilidade aos serviços de rastreamento e/ou tratamento, estratificação social baseada no modelo econômico do país.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.