Nurses’ Attitudes Toward the Families Caring Process Regarding the Childbirth and the Immediate Postpartum Period / Atitudes de Enfermeiros nos Cuidados com Famílias no Contexto do Parto e Puerpério Imediato.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.784-792

Palabras clave:

Enfermagem, Cuidado centrado na família, Enfermagem Familiar

Resumen

Objetivo: Identificar atitudes de enfermeiros sobre a importância das famílias no processo de cuidado no contexto do parto e puerpério segundo as dimensões da Escala IFCE – AE; Descrever as atitudes que contribuem e/ou implicam para a valorização das famílias nas práticas de cuidados dos enfermeiros. Métodos: Estudo transversal, descritivo realizado com 76 enfermeiros dos Serviços de Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico de duas instituições de saúde. Resultados: Os enfermeiros detinham atitudes de suporte para com as famílias, com média da escala total de 78,4 pontos e nas dimensões Família: parceiro dialogante e recurso de coping (35,6 pontos), Família: recurso nos cuidados de enfermagem (30,8 pontos), Família: Fardo (11,9 pontos). Conclusão: A maior parte dos enfermeiros não têm o curso de enfermagem e famílias, evidenciando a necessidade de investimento em formação continuada voltadas para as práticas de cuidado de famílias e em mudanças nas estruturas curriculares das universidades.

Descritores: Enfermagem, Cuidado centrado na família, Enfermagem Familiar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

1.
Ribeiro JSST, Sousa FGM de, Santos GFL dos, Silva ACO, Sousa BAP de. Nurses’ Attitudes Toward the Families Caring Process Regarding the Childbirth and the Immediate Postpartum Period / Atitudes de Enfermeiros nos Cuidados com Famílias no Contexto do Parto e Puerpério Imediato. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de julio de 2018 [citado 23 de noviembre de 2024];10(3):784-92. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6203

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics