Conception of old age: a study with health professionals from a university hospital / Concepção de velhice: um estudo com profissionais de saúde de um Hospital Universitário
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.958-963Palabras clave:
Envelhecimento, Idoso, Pessoal de saúde, Enfermagem, Conhecimento.Resumen
Objetivo: Analisar a concepção de velhice dos profissionais de saúde que atuam no ambiente hospitalar. Método: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade de Clinica Médica de um Hospital Universitário no Município de Vitória, Espírito Santo. Participaram 22 profissionais de saúde: enfermeiros, médicos, médicos residentes e assistentes sociais. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2013, por meio de um questionário e analisados pela técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: A análise desses permitiu a construção de quatro categorias: Velhice nas dimensões: biológica; cronológica; psicológica e social. Conclusão: Constatou-se que a concepção de velhice dos profissionais de saúde independe da idade cronológica sendo norteada por fatores como dependência, capacidade funcional e de como o idoso vê a sua condição de velhice.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.