Nursing diagnoses in elderly people admitted in surgical unit / Diagnósticos de enfermagem em idosos internados em unidade cirúrgica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.11-19

Palabras clave:

Idoso, Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Perioperatória, Enfermagem

Resumen

Objetivo: identificar os diagnósticos de enfermagem em idosos internados em unidade cirúrgica, determinar a prevalência desses diagnósticos, verificar associação entre os diagnósticos mais prevalentes e as características definidoras/fatores de risco. Métodos: Estudo exploratório-descritivo, transversal, quantitativo, realizado com 38 idosos internados em um hospital universitário do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do histórico de enfermagem. Para análise utilizou-se a Taxonomia II North American Nursing Diagnosis Classification e o software SPSS versão 21.0. Resultados: Os idosos internados na clínica cirúrgica apresentaram uma média de 3,4 (±1,9) diagnósticos de enfermagem e os mais prevalentes foram: Risco de Infecção (44,7%); Conhecimento Deficiente (42,1%); Dor (36,8%) e, Risco de Quedas (26,3%). Conclusão: Os diagnósticos de enfermagem possibilitam subsidiar o planejamento e a implementação das ações de enfermagem, levando em consideração as especificidades da pessoa idosa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nidia Farias Fernandes Martins, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON).

Bárbara Tarouco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON).

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON).

Bibiane Moura da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Especialista em Saúde do Idoso. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON).

Juliana Piveta de Lima, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON).

Eliel de Oliveira Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON).

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

1.
Martins NFF, Silva BT da, Abreu DPG, Rosa BM da, Lima JP de, Bandeira E de O. Nursing diagnoses in elderly people admitted in surgical unit / Diagnósticos de enfermagem em idosos internados em unidade cirúrgica. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2019 [citado 22 de diciembre de 2024];11(1):11-9. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6345

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics