Adolescents coexisting with drug users: experiences in the light of the bioecological model / Adolescentes no convívio com usuários de drogas: vivências à luz do modelo bioecológico
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.40-46Palabras clave:
Adolescente, Enfermagem, Saúde Mental, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Drogas IlícitasResumen
Objetivo: Conhecer as vivências de um grupo de adolescentes no convívio com usuários de drogas à Luz do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, desenvolvida de março de 2014 a agosto de 2015, com 30 adolescentes que participam de um Programa de Oficinas Educativas de uma Organização Não-Governamental, em Santa Catarina. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a interpretação ocorreu conforme a análise de conteúdo. Resultados: Identificaram-se duas categorias: Adolescentes convivendo com usuários de drogas no sistema familiar e Adolescentes convivendo com usuários de drogas no contexto social. Observou-se que microssistema, exossistema, mesossistema, macrossistema e cronossistema influenciam e são influenciados pelo mundo das drogas. Conclusão: É necessário pensar em estratégias de intervenção em saúde, que considerem os sistemas bioecológicos em que os adolescentes estão inseridos. Este estudo pode contribuir para a reflexão e implantação de práticas de cuidado à saúde com adolescentes sobre o uso de drogas pela Enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.