The Motherhood Experiences and the Conception of Mother- Baby Interaction: Interfaces Between Primiparous Adult Mothers and Adolescents / As Vivências da Maternidade e a Concepção da Interação Mãe-Bebê: Interfaces Entre as Mães Primíparas Adultas e Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.655-663Palabras clave:
Maternidade, Relação Mãe-bebe, GravidezResumen
Objetivo: Compreender as interfaces das vivências relacionadas à primeira experiência de mães adolescentes e adultas, buscando identificar a construção da interação mãe-bebê. Método: Estudo exploratório, descritivo, qualitativo, com participação de onze mães primíparas, do município de Chapecó/SC. Para a coleta de dados foi utilizado questões semiestruturadas e as participantes foram identificadas pelo nome de borboletas. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados: Mudanças profundas na forma de viver das mães primíparas, como: alterações físicas, preocupações com a imagem, maior responsabilidade, tristeza, alegria, medo, distanciamento de amigos, brusca alteração no modelo de vida, e para a adolescente mãe, também o abandono escolar e dificuldades com o cuidado da criança. Conclusão: No que tange às implicações da maternidade, algumas mães adolescentes sentem-se despreparadas para desempenhar a maternidade, por terem pouca idade, porém, acreditam não haver diferenciação entre seus sentimentos com os de uma mãe adulta e primípara.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.