Difficulties of the nursing academics regarding the nursing care systematization applicability / Dificuldades dos acadêmicos de enfermagem na aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.181-185Palabras clave:
Processo de enfermagem, Educação em Enfermagem, Cuidados de EnfermagemResumen
Objetivo: Identificar as dificuldades dos acadêmicos de enfermagem na aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Métodos: Estudo do tipo analítico transversal, realizada com discentes do curso de graduação em Enfermagem, no período de agosto a outubro de 2014. Para análise, foi realizado cálculo das frequências e percentuais estatísticos. O estudo foi aprovado pelo CEP da Universidade do Estado do Amazonas sob Nº CAAE 36848914.0.0000.5016. Resultados: Dentre os 66 participantes, 52 (78,8%) afirmam que a SAE é utilizada nos campos de estágio e que possuem dificuldade em desenvolver as etapas do Processo de Enfermagem, principalmente, o Diagnóstico de Enfermagem 31 (47%) e prescrição de enfermagem 21 (31,8%). Além disso, os discentes reconhecem a importância da SAE para o estabelecimento de metas e como ferramenta para o cuidar. Conclusão: os acadêmicos de enfermagem têm encontrado dificuldade na aplicação no processo de enfermagem como instrumento de trabalho.
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