The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7950Palabras clave:
Tecnologia educacional, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Instituições de Ensino Superior, EnfermagemResumen
Objetivo: analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas. Métodos: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso. Resultados: os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais. Conclusão: surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido.Descargas
Citas
Mendonça ET, Cotta RMM, Lelis VP, Carvalho Junior PM. Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente. Interface (Botucatu) [internet] 2015 jun [acesso em 10 nov 2017]; 19(53): 373-386. Disponível em: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000200373&lng=en
Oliveira RR, Ferracioli L. Análise comparativa de desempenho de alunos de ensino médio em atividade com modelagem computacional exploratória e atividade tradicional sobre movimento dos corpos. Ens Pesqui Educ Ciênc [Internet] 2015 dez [acesso em 19 out 2017]; 17(3): 685-706. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300685&lng=en&nrm=iso
Costa MAR; Souza VS; Teston EF; et al. Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management. Rev Fun Care Online [Internet] 2018 abr/jun [acesso em 20 jun 2018]; 10(2):558-564. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6368/pdf
Paim AS, Iappe NT, Rocha DLB. Métodos de enseñanza utilizados por docentes del curso de enfermería: enfoque en la metodología de investigación. Enferm Glob [Internet] 2015 [acesso em 12 fev 2017];14(37):136-52. Available from: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/eglobal.14.1.186291/169001
Orlandi EP. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 6ª Ed. Campinas, SP: Pontes; 2005.
Brasil. Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012.
Silva JC; Araújo AD. A metodologia de pesquisa em análise do discurso. Grau Zero — Revista de Crítica Cultural. 2017 5(1).
Orlandi, EP. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11 ed. Campinas: Pontes Editores; 2013.
Aragão MN, Soares IG. (Trans)formando e ousando o método de ensino em enfermagem no cuidado à saúde mental. Rev port enferm saúde mental [Internet] 2014 dez [acesso em 19 mar 2017]; (12): 59-64. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602014000300008&lng=pt
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
Quadros JS, Colomé JS. Metodologias de ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro. Rev baiana enferm [Internet] 2016 abr/jun [acesso em 27 abr 2018]; 30(2): 1-10. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15662/pdf_43
Cotta RMM, Silva LS, Lopes LL, Gomes KO, Cotta FM, Lugarinho R et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciênc Saúde Colet [Internet] 2012 mar [acesso em 27 abr 2018]; 17(3): 787-796. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026&lng=en
Freitas ER, Barbosa AJG, Reis GA, Ramada RF, Moreira LC, Gomes LB et al. Educação em saúde para mulheres no climatério: impactos na qualidade de vida. Reprod clim [Internet] 2016 [acesso em 13 abr 2018]; 1(31): 37–43. Disponível em: http://recli.elsevier.es/pt/educacao-em-saude-mulheres-no/articulo/S141320871600008X/
Kalinowski CE, Massoquetti RMD, Peres AM, Larocca LM, Cunha ICKO, Gonçalves LS et al. Metodologias participativas no ensino da administração em Enfermagem. Interface (Botucatu) [Internet] 2013 dez [acesso em 19 fev 2018]; 17(47): 959-967. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400019&lng=en
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília; 2001.
Alves EATD, Cogo ALP. Nursing students' perception of the learning process in a hospital setting. Rev gaúch enferm [Internet] 2014 mar [acesso em 20 jan 2018]; 35 (1): 102-109. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472014000100102&lng=en
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.