Validation of a communication instrument for the transfer of nursing care in pediatrics / Validação de um instrumento de comunicação para transferência do cuidado de enfermagem em pediatria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11645

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Transferência da responsabilidade pelo paciente, Enfermagem pediátrica

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar o conteúdo do Instrumento para Transferência do Cuidado de Enfermagem do paciente pediátrico. Métodos: estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, envolvendo 37 enfermeiros. A primeira etapa contemplou o desenvolvimento do instrumento. A segunda etapa foi a validação de conteúdo pelos experts, por meio da técnica Delphi e aplicação do teste piloto. Para análise dos dados foi empregado o Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: o instrumento foi desenvolvido com quatro componentes e alcançou Índice de Validação de Conteúdo geral de 0,95. O teste piloto do instrumento foi aplicado em 25 transferências de cuidado pelas enfermeiras, que o consideraram aplicável ao contexto do estudo. Conclusão: o instrumento foi validado sob os aspectos da aparência/clareza, abrangência, pertinência e aplicabilidade à prática do enfermeiro no contexto hospitalar pediátrico estudado, sem demandar muito tempo para aplicação pelas enfermeiras.

 

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Biografia do Autor

Lívia Leite da Silva Macêdo, Hospital Estadual da Criança

Enfermeira pela Universidade Federal da Bahia (2008), pós graduação em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão e especialização em preceptoria no SUS, pelo Hospital Sírio Libanês. Mestrado Profissional de Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana, 2018-2021. Atualmente Diretora Operacional do Hospital Estadual da Criança, que possui 260 leitos de pediatria e obstetrícia. 

Juliana de Oliveira Freitas Miranda, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2017). Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2005). Especialização em Enfermagem Neonatal pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2002). Título de Especialista em Enfermagem Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (2014).Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana na Área de Saúde da Criança. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Sala de Situação e Análise Epidemiológica e Estatística - SSAEE/UEFS. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Saúde - NIPES/UEFS. Tem experiência na área da Enfermagem Neonatal e Pediátrica. Recebeu menção honrosa na categoria Tese de Doutorado no Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017.

Kátia Santana Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Kátia Santana Freitas, pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2017). Doutora pelo Programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia/UFBA (2011). Mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/USP (2005). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999) e especialização com Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UFBA (2001). Atualmente Professora Titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Comitê de Pesquisa da UEFS. Coordenadora de pesquisa do Departamento de Saúde. Na pós-graduação orienta alunos de mestrado e doutorado, atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UEFS), linha Epidemiologia, onde coordena a atividade Pesquisa orientada. No Mestrado Profissional em Enfermagem (MPE/UEFS), integra o grupo de docentes do colegiado, leciona e coordena as disciplinas Bioestatística e Métodos quantitativos em epidemiologia. Na docência da graduação atua na prática hospitalar em Unidade de Terapia intensiva, orienta, também, alunos de TCC, bolsistas de iniciação cientifica e bolsista de extensão dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia. Parecerista ad Hoc de diversos periódicos. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em saúde - NIPES, cadastrado no CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Epidemiologia (UEFS) e da Rede aferição de instrumentos de medida em saúde (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre: Efeitos imediatos e tardios da hospitalização sobre a qualidade de vida de pessoas hospitalizadas e seus familiares, Validade e confiabilidade de instrumentos de medida em saúde, Cuidado e Conforto da pessoa adulta e idosa. Sua tese de Doutorado recebeu Prêmio Capes de Teses 2012 na área de Enfermagem.

Almerinda Luedy Reis, Centro Universitário Jorge Amado

graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1987), Doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, (2013), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2004), Especialização Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela FIOCRUZ (2015), Especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela UFBA (2008), Especialização em Gestão de Pessoas pela UFBA (2005), Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo (1988) e Especialista em Gerenciamento em Enfermagem pela Sociedade Brasileira de Enfermagem - SOBRAGEN (2006 e 2013). Tem formação em avaliação do processo de acreditação internacional - Joint Commission International, pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Servidora pública aposentada, atuou durante 31 anos na Universidade Federal da Bahia - Foi Diretora Geral Pró-Tempore, Vice-Diretora, Diretora Técnica, Diretora de Gestão de Pessoas, implantou, presidiu a Comissão e coordenou o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, com experiência em elaborar documentos institucionais, como: protocolos, POPs, diretrizes, programas e planos de segurança do paciente. Foi Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Qualidade Hospitalar, Implantou e Coordenou o Programa de Qualidade Total, coordenou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA). Na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBa, foi coordenadora do Núcleo de Assessoria em Planejamento e coordenou o Projeto "UFBA Mostra a sua Cara". Foi tutora do curso de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente para profissionais da Rede de Urgência e Emergência pela FIOCRUZ. É Professora convidada da Pós Graduação da Escola de Administração da UFBa, EBMSP, Atualiza, Unijorge - ministrando as Disciplinas Gestão em Saúde, Segurança do Paciente, Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas, Liderança. É professora do Centro Universitário Jorge Amado desde 2014, lecionando o componente curricular em Administração de Enfermagem em Serviços de Saúde; é professora coordenadora das Ligas Acadêmicas de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e em Gerenciamento em Enfermagem da Unijorge. É Professora da Faculdade Santa Casa, lecionando as Disciplinas Liderança e relacionamento Interpessoal. Coordena a Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, chancelada pela FACIP Foi consultora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na elaboração do Plano Estadual de Segurança do Paciente. Foi Coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraesnp) Polo Bahia e está na Vice-Coordenadora do Núcleo do Recôncavo da Bahia da Rebraesnp. É membro fundadora e membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (Sobrasp). É sócia-diretora do Instituto de Ensino de Salvador (IES). Tem experiência na área de Gestão em Serviços de Saúde, Gestão em Qualidade, Gestão de Pessoas e Segurança do Paciente. Ministra palestras sobre liderança, gestão, motivação, segurança do paciente, dentre outros temas em nível nacional e internacional. É Consultora em Serviços de Saúde. É Coach Profissional com formação e Certificação Internacional Professional & Self Coach, Professional and Life Coach, Analista Comportamental, Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)/Behavioral Coaching Institute e Líder Coach pelo Instituto Brasileiro de Enfermagem. É Master Coach, Mentora e Adviser pelo Instituto Holos. Formação Internacional em Hipnose Clínica, pelo International Mind Training Academy.

Kleize Araújo de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduada em enfermagem (UEFS). Especialista em Neonatologia (UNEB). Professora Adjunta da UEFS. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC). Membro da equipe de pesquisa do Observatório de Análise Política em Saúde, do eixo de acompanhamento das decisões judicais em saúde (ISC/UFBA).

Thaiane de Lima Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010); Pós-graduação Lato Senso em Saúde Pública pela Faculdade Nobre de Feira de Santana (2010) e Residência em Enfermagem Intensiva pela Residência Multiprofissional em Saúde SESAB/ UFBA/ HGRS/ Hospital da Cidade (2012). Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora assistente da Sala de Situação e Análise Epidemiológica e Estatística (SSAEE) grupo de pesquisa certificado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Enfermeira do Hospital Estadual da Criança (Feira de Santana-Ba). Gerente Operacional do Hospital Estadual da Criança (2019-2021). Gerente assistência do Hospital Santa Emília (atual).

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

1.
Leite da Silva Macêdo L, de Oliveira Freitas Miranda J, Santana Freitas K, Luedy Reis A, Araújo de Oliveira Souza K, de Lima Oliveira T. Validation of a communication instrument for the transfer of nursing care in pediatrics / Validação de um instrumento de comunicação para transferência do cuidado de enfermagem em pediatria . Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de outubro de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];14:e-11645. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11645

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