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Childhood cancer: knowledge of families of children assisted in primary health care - Câncer infantojuvenil: conhecimentos de famílias de crianças atendidas na atenção primária à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12559

Palavras-chave:

Conhecimento, Neoplasias, Enfermagem Pediátrica, Família, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento das famílias de crianças atendidas na Atenção Primária à Saúde sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Método: estudo descritivo, qualitativo realizado com 14 familiares de crianças atendidas na Atenção Primária à Saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada por intermédio de um aplicativo de mensagens simultâneas e analisados seguindo as etapas preconizadas pela Análise Qualitativa de Conteúdo. Resultados: a partir da análise dos dados, foi possível elencar duas categorias analíticas: conhecimentos e percepções das famílias sobre câncer infantojuvenil e necessidades de informações sobre o câncer infantojuvenil. Conclusão: o envolvimento das famílias nas consultas de puericultura e o compartilhamento de informações por parte dos profissionais são recursos que podem facilitar o reconhecimento de sinais e sintomas de alerta para o câncer infantojuvenil, principalmente na Atenção Primária à Saúde.

 

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Biografia do Autor

Yanni Rízia de Souza Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estagiária, na categoria de voluntária, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) de Campinas. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Criança, Adolescente e Família (GECAF) e Coordenadora Acadêmica da Liga Acadêmica de Cardiologia em Enfermagem (LACE) da UNICAMP. Atuou como estagiária na área de Enfermagem no Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini e como monitora no Programa de Apoio Didático (PAD) na disciplina Semiologia Aplicada à Enfermagem II.

Sabrina Marin Cardelli, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente através da Residência Multiprofissional em Saúde da UNICAMP (2019-2021). Graduada no curso de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014-2017) e pós-graduada em aperfeiçoamento profissional no curso EAD de Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (2018).

Larissa Guanaes dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem e Mestrado em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP). Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), na modalidade Residência em Área Profissional da Saúde. Membro do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente - NECAd e do Segurança, Tecnologia e Cuidado (SEGTEC): grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa (EPE/UNIFESP). Primeira Tesoureira da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP (gestão de 2019-2021 e 2022-2025). Membro do International Family Nursing Association - IFNA. Técnico Administrativo em Educação no Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP). Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, com ênfase nos seguintes temas: Pediatria; Oncologia Pediátrica; Transplante Pediátrico; Cuidado Centrado no Paciente e Família.

Fernanda Ribeiro Baptista Marques, Federal University of Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Especialização Multiprofissional em Oncologia Pediátrica na Área Hospitalar e Ambulatorial - Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2011) área de concentração: Enfermagem e o processo de cuidado. Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (2016). Atualmente é professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS - Instituto Integrado de Saúde - INISA. Tem experiência e atua principalmente na área de Oncologia Pediátrica, Oncologia, Doença Crônica, Enfermagem da Família, Ensino e Pesquisa em Enfermagem. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Intervenção Familiar - LEPIF e membro do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd. Membro do Comitê de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP).

Daniela Doulavince Amador, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Oncologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo - IOP/GRAACC/UNIFESP. Atualmente é Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - FEnf/UNICAMP. Membro do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Criança, Adolescente e Família (GECAF). Segunda tesoureira da diretoria eleita para gestão 2019-2021 e 2022-2025 da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, família, educação em saúde, oncologia pediátrica, cuidado centrado no paciente e família

Referências

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Publicado

2023-10-19

Versões

Como Citar

1.
Amorim YR de S, Cardelli SM, Santos LG dos, Marques FRB, Amador DD. Childhood cancer: knowledge of families of children assisted in primary health care - Câncer infantojuvenil: conhecimentos de famílias de crianças atendidas na atenção primária à saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de outubro de 2023 [citado 26º de dezembro de 2024];15:e-12559. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12559

Edição

Seção

Artigo Original

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