PERCEPTION OF NURSES ON HEALTH EDUCATION IN PRIMARY CARE
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..189-198Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
Objetivo: Avaliar a percepção dos Enfermeiros sobre a Educação em Saúde na Atenção Básica, além dos instrumentos utilizados e as ações prestadas para promover a educação em saúde junto aos usuários. Métodos: A pesquisa empírica realizou-se mediante entrevista e analisado qualitativamente através da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Resultados: Evidenciou-se que Educação em Saúde deve tornar-se regular na atenção básica e, para tal, necessita-se de investimentos na infraestrutura, organização nos cronogramas de atividades executáveis, na qualificação e simplificação dos materiais didáticos, estímulos à participação e frequência da comunidade e maior atuação de todos os profissionais, além de sua qualificação, através de treinamentos. Conclusão: Há necessidade de adicionar à equipe básica de saúde da família outros profissionais, pelo seu valor assistencial e, sobretudo, pelo conhecimento científico que somado aos demais conscientizará a população na importância de mudança de hábitos, a fim de prevenir danos e promover saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.