Spiritual distress: the search for new evidence

Autores

  • Talita Prado Simão Universidade de São Paulo/USP
  • Erika Cássia Lopes Chaves Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG
  • Denise Hollanda Iunes Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2591-2602

Palavras-chave:

angústia espiritual, sofrimento espiritual, enfermagem

Resumo

Objetivo: Investigar sobre a compreensão do conceito de angústia espiritual e os métodos existentes para identificá-la. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, CINAHL, IBECS, PUBMED, utilizando os termos: “angústia espiritual” (spiritual distress), “sofrimento espiritual” (spiritual suffering) juntamente com o descritor: enfermagem (nursing). Resultados: Após análise de 30 artigos, nove foram selecionados, apenas quatro (44,4%) conceituaram a angústia espiritual, alguns utilizaram mais de uma conceituação, sendo as deficiências nos construtos de transcendência, conexão, sistemas de crenças/valores, senso de significado e propósito na vida que mais prevaleceram. Estratégias para identificar o fenômeno abrangem desde observação atenta do paciente até a aplicação de instrumentos de avaliação psicométricas. Conclusão:A utilização combinada de todos os métodos possibilitará que profissionais da área da saúde tenham meios de identificar e avaliar a angústia espiritual e assim oferecer um cuidado que supra a necessidade espiritual do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Prado Simão, Universidade de São Paulo/USP

Graduada em Enfermagem pela Universidade José do Rosário Vellano (2009). Mestre em Enfermagem pela Univerisdade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) (2013). Doutorado em andamento pela Escola de Enfermafem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Erika Cássia Lopes Chaves, Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1994). Especialista em Administração hospitalar e Serviços de saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (1998). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alfenas (2002). Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (2008). Pós doutorado em andamento pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Atualmente é Professora Adjunto na área de Enfermagem e Vice diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federa de Alfenas-MG (UNIFAL-MG). É Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) da UNIFAL-MG.

Denise Hollanda Iunes, Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gearais (1990). Mestre em Ciências Morfológicas pela Universidade José do Rosário Vellano (1999). Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo (2005). Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo/RP (2007). Pós doutorado em andamento pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Atualmente é Professora Adjunto 3 na área de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) e Programa de Pós-Graduação em Biciências da UNIFAL-MG.

 

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Simão TP, Chaves ECL, Iunes DH. Spiritual distress: the search for new evidence. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 3º de julho de 2024];7(2):2591-602. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3369

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics