THE ASSISTENCE OF PARTURIENT WOMEN BY OBSTETRIC NURSES: IN SEARCH FOR THE RESPECT OF NATURE

Autores

  • Cristiane Rodrigues Rocha Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
  • Letiery Costa Fonseca Escola de Enfermagem Alfredo Pinto /UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Sáude da Mulher e Tecnologia do cuidado

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar as parturientes, através da idade e número de consultas pré-natal, atendidas em uma maternidade do município do Rio de Janeiro e analisar a assistência realizada pelos enfermeiros no acompanhamento destas parturientes. A metodologia utilizada foi quantitativa, descritiva, de análise documental e estatística. Os dados foram coletados de um livro de registro intitulado “Partos Assistidos por Enfermeiros”, onde são registradas as ações do enfermeiro durante a assistência à parturiente. Foram estudados 938 partos, no período de 2005 a 2006. Este estudo identificou que embora a assistência à gestante em trabalho de parto e parto venha sofrendo mudanças com a atuação do enfermeiro obstetra, ainda é preciso minimizar mais as ações intervencionistas, valorizando a participação ativa da mulher durante seu trabalho de parto e parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues Rocha, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO.

Letiery Costa Fonseca, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto /UNIRIO

Graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO

Downloads

Publicado

2010-04-09

Como Citar

1.
Rocha CR, Fonseca LC. THE ASSISTENCE OF PARTURIENT WOMEN BY OBSTETRIC NURSES: IN SEARCH FOR THE RESPECT OF NATURE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de abril de 2010 [citado 8º de julho de 2024];2(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/339

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics