Errors in medicinal therapy and the consequences for nursing / Erros na terapia medicamentosa e as consequências para a enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.88-96Palavras-chave:
Enfermagem, Erros de medicação, Segurança do paciente.Resumo
Objetivo: identificar as consequências dos erros na terapia medicamentosa sob a ótica da equipe de enfermagem. Método: pesquisa descritivo-exploratória de caráter transversal com abordagem qualitativa, realizada junto a quatro enfermeiros, três auxiliares e 19 técnicos de enfermagem. Coleta de dados mediante entrevistas semiestruturadas analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: as consequências dos erros foram consideradas negativas nos casos de demissões, troca de setor, impacto emocional/moral. Entretanto, desmitificou-se que erros trazem somente consequências negativas, pois situações como o diálogo, oferta de educação permanente, autocrítica do trabalhador e melhor atenção no preparo/administração dos medicamentos exemplificaram que o erro pode reverter-se para a melhoria das práticas de cuidado. Conclusão: os resultados deste estudo poderão encorajar a implementação de uma cultura de segurança mais consistente nas instituições de saúde, não personificando o erro a quem o cometeu diretamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.