THE PERCEPTION OF NURSING STUDENTS CARE ABOUT THE CUSTOMERS TRANSSEXUALS

Autores

  • Carolina Pimentel Machado Universidade Veiga de Almeida
  • Cristiane Maria Amorim Costa Universidade Veiga de Almeida
  • Elizabeth Rose Costa Martins Universidade Veiga de Almeida
  • Marcio Tadeu Ribeiro Francisco Universidade Veiga de Almeida
  • Araci Carmem Clos Universidade Veiga de Almeida
  • Thelma Spindola UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2346-2356

Palavras-chave:

Cuidar, Enfermagem, Humanização, Transexualidade

Resumo

RESUMO

Objetivo: descrever a percepção dos graduandos de enfermagem voltados para os cuidados aos clientes transexuais e discutir a percepção do graduando de enfermagem para subsidiar uma cultura de direitos humanos baseados em conceitos científicos e éticos de transexualidade. Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, aprovado pelo comitê de ética sob o nº 250/10, tendo como cenário uma Universidade privada do município do Rio de Janeiro. Os Sujeitos foram alunos de graduação do curso de enfermagem que ingressaram no último período do internato, quando utilizou-se a técnica de grupo focal. Resultado: foram encontradas 2 categorias, o desconhecimento no que diz respeito ao conceito da terminologia transexualidade e o desconhecimento de como cuidar dessa clientela. Verificou-se com esse estudo a importância da inserção de temas emergentes na grade curricular acadêmica. Descritores: Cuidar, Enfermagem, Humanização e Transexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Pimentel Machado, Universidade Veiga de Almeida

Aluna de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida

Cristiane Maria Amorim Costa, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem UERJ e Curso de Graduação em Enfermagem da UVA.

Elizabeth Rose Costa Martins, Universidade Veiga de Almeida

Professora Doutora Adjunta da Faculdade de Enfermagem UERJ e Curso de Graduação em Enfermagem da UVA. Brasil.

Marcio Tadeu Ribeiro Francisco, Universidade Veiga de Almeida

Professor Doutor Associado da Faculdade de Enfermagem UERJ e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da UVA. Brasil.

Araci Carmem Clos, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeira. Mestre em Filosofia. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da UERJe Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Thelma Spindola, UNIRIO

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UERJ; Enfermeira Obstétrica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/UNIRIO.

Downloads

Publicado

2012-05-16

Como Citar

1.
Machado CP, Costa CMA, Martins ERC, Francisco MTR, Clos AC, Spindola T. THE PERCEPTION OF NURSING STUDENTS CARE ABOUT THE CUSTOMERS TRANSSEXUALS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 16º de maio de 2012 [citado 28º de novembro de 2024];4(2):2346-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1801

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics