Social representations of nursing teens on breastfeeding

Autores

  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná
  • Daniel Ignacio da Silva Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
  • Juliana Bertolin Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Maria de Fátima Mantovani Universidade Federal do Paraná
  • Rafaela Zilli Palmeiro Tararthuch Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2405-2414

Palavras-chave:

Saúde Materno-Infantil, Aleitamento materno, Adolescente.

Resumo

Objetivo: conhecer as representações sociais das nutrizes adolescentes sobre amamentação. Métodos: Estudo descritivo qualitativo embasado na teoria das representações sociais, realizado em três Unidades de Saúde da Família de um município do Estado do Paraná. Foram entrevistadas nove nutrizes adolescentes por meio de entrevista semi-estruturada, sendo os dados analisados por análise temática. Resultados: Emergiram dos dados as categorias: Experiência da família como apoio para a amamentação e Amamentação como uma obrigação. Os dados explicitaram que as nutrizes adolescentes ancoram suas representações da amamentação na experiência dos familiares e representam os profissionais de saúde com postura autoritária para a promoção do aleitamento materno. Conclusão: os resultados encontrados podem subsidiar a reorientação da prática profissional de um modelo prescritivo para um cuidado crítico, criativo e dialógico, baseado nos princípios da integralidade e equidade, que abarquem as necessidades de saúde da família e da criança como sujeitos sociais. 

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Biografia do Autor

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto, lotada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Ministra disciplina na área de saúde da criança. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Coordenadora adjunta do Programa PET Saúde UFPR/Colombo. Doutora pela Escola de Enfermagem da USP, na área de saúde coletiva (2007). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da família e da criança, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, enfermagem, Saúde da criança, metodologia da assistência, comunicação, Educação à distância

Daniel Ignacio da Silva, Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Atualmente é doutorando em Enfermagem (Área de concentração - Cuidado em Saúde) pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP (2014-2018) na área de Saúde da Criança. Possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2012), Aperfeiçoamento em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2010), Especialização lato sensu em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (2005), e Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP (2002) . Atua no Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde Infantil da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, Epidemiologia em DST/AIDS, Saúde da Família e Saúde Materno-infantil.

Juliana Bertolin Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Nascida em 04 de dezembro de 1978, atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (2014-2016) nas linhas de pesquisa de Políticas de Saúde e Enfermagem, saúde da criança e saúde da família. É especialista Latu Senso em saúde coletiva (2008-2010) pela Universidade Positivo, nutricionista graduada pela Universidade Santa Úrsula (1999-2003). Atua como Preceptora voluntária do programa Pro PET saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (UFPR/ Ministério da Saúde), participa da proposição de atividades local da Residência Multiprofissional em Saúde Família, orienta atividades teórico práticas dos cursos de nutrição e enfermagem (UFPR) é membro do GEFASED (Grupo de Estudo- Família, Saúde e Desenvolvimento). Exerce atividade eletiva como conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN8) atuante nas comissões de comunicação e licitações (2012-2015). Participa das seguintes instâncias do controle social: Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (FESAN- PR- 2006 a 2014), Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Curitiba e Região Metropolitana (CORESAN- RMC -2011-2013), membro suplente no Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA-PR 2013). Ministra palestras e seminários nos temas ligados a SAN (Segurança Alimentar e Nutricional), DHAA (Direito Humano a Alimentação Adequada), alimentação segura e sustentável, aleitamento materno e políticas de saúde e nutrição. Orienta atividades de educação permanente, e continuada, sobre os temas que envolvam a prática profissional multiprofissional em saúde coletiva, Políticas Públicas de saúde e Nutrição. Tem experiência em gestão de equipamentos públicos de saúde, saúde materno infantil, SISVAN, SISAN, controle social e Saúde Coletiva

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Paraná.Foi Coordenadora da Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: doença crônica, saúde do adulto, cuidados em enfermagem e educação em saúde.Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem de 2003-2007, e vice coordenadora em 2007-2009. Realizou estágio de pós doutoramento no Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde(CICTS) da Universidade de Évora- Portugal. Presta consultoria ad hoc a vários periódicos e pertence a Conselhos Editoriais de Revistas Nacionais e Internacionais. Pertence ao quadro de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- MEC e é integrante do Comitê Assessor da Área da Saúde da Fundação Araucária-Paraná. Bolsista Produtividade 2 CNPq

Rafaela Zilli Palmeiro Tararthuch, Universidade Federal do Paraná

enfermeira graudada pela Universidade Federal do Paraná, integrante do Grupo de Estudo Família, Saúde e Desenvolvimento (GEFASED). Bolsista Monitora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Mazza V de A, Silva DI da, Gonçalves JB, Mantovani M de F, Tararthuch RZP. Social representations of nursing teens on breastfeeding. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 28º de novembro de 2024];7(2):2405-14. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3994

Edição

Seção

Artigo Original

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