Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067Keywords:
Ansiedade, Cuidadores, Cardiopatias Congênitas, Enfermagem.Abstract
Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.