Caregivers’ Perception When Facing the Care Humanization in The Immediate Postoperative Period From a Cardiac Surgery Procedure / Percepção dos Cuidadores Frente à Humanização da Assistência no Pós- Operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.810-816Palavras-chave:
Cirurgia cardíaca, Percepção, Enfermagem, CuidadoresResumo
Objetivo: Analisar a percepção dos cuidadores de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca frente à humanização da assistência, em uma Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Estudo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada aplicada a cuidadores de pacientes em pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca, com posterior análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os cuidadores perceberam positivamente o trabalho realizado pela equipe multiprofissional, sendo estes os detentores das informações e possibilitadores do cuidado. Identificaram que as orientações recebidas em todo o processo de tratamento foram essenciais para o preparo psicológico e emocional do paciente, assim como dos familiares. E os sentimentos vivenciados foram de dualidade entre a esperança e o medo, com destaque para a angústia e ansiedade. Conclusão: Prestar uma assistência de qualidade aos pacientes e seus cuidadores através de escuta qualificada e valorização dos sentimentos, se faz imprescindível para o processo de humanização do cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.